TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS FÁBULAS

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

VANILCE NOGUEIRA DA SILVA

RA 1144746

Portfólio (ATIVIDADE - PORTFÓLIO - CICLO 3)

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia 2018 Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de   FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA sob a orientação da Professora: Alessandra Correa Farago.

PORTO VELHO / RO ( PÓLO BATATAIS)

2018

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS FÁBULAS.

        A primeira história pode-se perceber que a linguagem e os elementos nela abordados fazem parte da antiguidade mostrando alguns ensinamentos e virtudes da vida. A história faz parte de uma época bem antiga onde se percebe que algumas coisas eram permitidas tal como a violência que no final da história agrega uma moral filosófica.

        Já na segunda história nota-se uma narrativa mais voltada para o plano poético como se uma pessoa adulta estivesse contando a história para uma criança explicando a moral da história na forma de poema.

        Pode-se perceber que o terceiro texto é composto de linguagem simples e bem mais moderna explicando de forma clara e objetiva para a criança de uma maneira que chame sua atenção. Para isso o autor faz uso de diminutivos e até onomatopeias. Quanto às semelhanças notou-se que nas três versões existe a preocupação com a ética e moral apesar de terem sido escritos em épocas e de formas diferentes.

Reflexão do texto “Eu tropeço e não desisto” de Giselda Laporta Nicolelis.

        

        O texto Eu tropeço e não desisto, mostra nitidamente a história do ponto de vista infantil com final feliz realizando uma paródia do conto tradicional onde fica claro que se na vida ocorrer um sonho e houver obstáculos para alcança-lo deve-se enfrentá-lo sem medo para que o mesmo possa ser realizado.

        A história é colocada como a história de uma menina que sonha e já faz planos para este sonho enfrentando os obstáculos dá a volta por cima, recomeça, mas de outra forma: com os pés no chão. Sendo assim pode-se entender o livro como um apanhado de qualidades que sempre incentivam recomeçar com paciência, persistência e principalmente atenção. A obra retrata e deixa claro sobre a questão da luta pelo que se deseja motivando a nunca desanimar perante obstáculos ou dificuldades.

        Outro fator importante e que chama atenção do leitor na obra é o fato onde aparece a questão da solidariedade humana onde pessoas conscientes oferecem ajuda a quem precisa. No texto isto fica claro perante as expressões linguísticas que reforçam os significados existentes nas cenas implícitas da história como as pedras no caminho, os tropeços, o estender as mãos e o cair do cavalo.  Ao se pensar o texto a partir do ponto de vista literário é muito importante que se volte o olhar para observar à importância que é dada nas várias formas de se fazer a interpretação do mesmo tema. Conhecendo a versão tradicional pode-se dizer que esta leitura é muito criativa e nos reserva um desfecho final surpreendente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com