TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VANTAGENS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR

Por:   •  2/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.779 Palavras (20 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 20

AS VANTAGENS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR1

 

NAVARRO, Fabiana Cristina de Sousa2; XABREGA, Quesia3 

  1. Resumo Expandido acerca do Ensino Superior, entregue à professora Quesia Xabrega, como requisito para obtenção de nota parcial para o Curso de Pós Graduação do IESPES.
  2. Aluna do curso de Pós Graduação Docência do Ensino Superior, IESPES, Santarém, Pará, fabikamile@hotmail.com.
  3. Professora de Metodologia do Ensino Superior, IESPES, Santarém, Pará, fxquesia@hotmail.com.

 

RESUMO

 

O presente trabalho possui como objetivo apresentar as vantagens da Educação à Distância (EAD) inserida no universo do Ensino Superior, tendo em vista os avanços dos meios de comunicação, especialmente da Internet, na qual o aluno necessita apenas de um computador conectado à supramencionada rede para assistir as aulas. A Educação à Distância é uma modalidade de ensino onde professores e alunos estão separados pelo tempo e pelo espaço físico onde desenvolvem atividades de aprendizagem por meio de uma tecnologia de comunicação, facilitando o ingresso da população ao ensino superior, independente da distância e incompatibilidade de horários, bem como especializando estas pessoas para o mercado de trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVE: EAD; Ensino Superior; Vantagens; Internet. 

 

 

INTRODUÇÃO

 

A Educação à Distância (EAD) possui características em sua história como modelo de ensino-aprendizagem onde não há contato físico entre aluno-professor, face a face. Neste contexto, existem registros do surgimento da EAD no mundo, ao qual se deu por volta do século XVII, com propagandas de aulas por correspondência.

Todavia, em relação a legislação vigente em nosso país, a base legalista para o exercício da EAD ocorreu a partir de 1996, com a permissão legislativa para a oferta de cursos à distância através da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional (LDB), havendo, a partir daí, um grande aumento no ingresso de alunos nesta modalidade de ensino.

A educação a distância tornou-se a realidade de muitas pessoas em nosso país, não menosprezando as aulas presenciais em sala, mas há a possibilidade fazer uma interação entre os dois sistemas acarretando a versatilidade do computador e experiência do professor. Profundas mudanças tem sido causadas pela Internet em nosso cotidiano e na sociedade em geral, produzindo modificações nas formas de trabalho, lazer, estudos e sociabilidade. No que concerne à educação, estas transformações se refletem nas formas de pesquisa e desenvolvimento dos alunos, bem como no planejamento dos professores em relação aos seus cursos e interação com o corpo discente. 

Por meio da Internet e dos espaços virtuais de aprendizagem, são criadas salas virtuais, nas quais alunos e professores se comunicam, discorrem, acessam materiais didáticos fornecidos, fazem pesquisas e, consequentemente, constroem seu conhecimento. O principal subsídio fornecido pela Internet para a educação não está somente no uso da tecnologia, mas sim nas transformações de atitude e nos novos meios de aprendizagem que ela disponibiliza.

O presente trabalho compõe em sua estrutura: Metodologia, Fundamentação Teórica e ou Discussões, Considerações Finais e Referências, para uma melhor abordagem das vantagens da Educação à Distância inserida no Ensino Superior.

METODOLOGIA

 

O presente estudo teve como embasamento metodológico a utilização de pesquisas bibliográficas, com base em vários livros e artigos da internet que explanam sobre a educação à distância.

Inicialmente estudou-se o histórico da Educação à Distância, suas vantagens para a população brasileira que ainda é tão carente em relação aos recursos educacionais, sendo que a EAD se tornou a esperança que muitos precisavam ter para garantirem sua formação superior; em seguida, analisou-se o processo de instalação desta modalidade de ensino, como seriam feitas as suas adaptações e o seu impacto social em nosso país.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU DISCUSSÕES

 

A EAD, ou Educação à Distância, é uma forma de ensino revolucionária que se dá por meio do uso de tecnologias de comunicação e informação, oferecendo a possibilidade de docentes e alunos, separados no espaço e tempo, a devida interação para a troca de informações.

A Educação à Distância também pode ser presenciada em cursos tradicionais presenciais, com o número mínimo de disciplinas abordadas online; nos cursos semipresenciais, que parte do conteúdo programático é abordado em uma sala disponibilizada pela instituição, e a outra parte é explanada online; e em cursos totalmente online, onde todas as aulas são ministradas em plataforma virtual, onde terá a oportunidade de ocorrer, alguns encontros presenciais entre corpo docente e discente, quando necessário for.

O espaço virtual, juntamente com a internet estão interligados à aprendizagem de tal forma que, atualmente, é possível acessar conteúdos de ensino, esclarecer dúvidas com professores online e assistir palestras. Assim, a possibilidade de conhecimento torna-se acessível para todos, sem distinção, de maneira prática e rápida, para aqueles que assim desejarem e buscarem.

A educação à distância apresenta-se para auxiliar as pessoas que, de alguma forma, buscam o conhecimento, consolidando esta formação acessível, tanto em questão de aprendizagem como de custo de vida, moradia, deslocamento, entre outros fatores, podendo realizar o sonho de concluir o ensino superior à distância. É claro que a revolução dos costumes possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados. Não obstante, a execução dos pontos do programa talvez venha a ressaltar a relatividade das diversas correntes de pensamento. Por conseguinte, a complexidade dos estudos efetuados afeta positivamente a correta previsão dos paradigmas corporativos. Pensando mais a longo prazo, a adoção de políticas descentralizadoras aponta para a melhoria das regras de conduta normativas. Evidentemente, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação promove a alavancagem das direções preferenciais no sentido do progresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com