TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATD1 RESPOSTA DA ATIVIDADE DISCIPLINAR DE PEDAGOGIA

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 11

ADT I – DIDÁTICA – 0699

Caros alunos

Este é um exercício de pesquisa e argumentação, porém não é de caráter avaliativo. Ele serve para você se preparar para a nossa primeira atividade que consiste na elaboração de um texto on-line. Este sim, deverá ser avaliado!

Leia, com atenção, o conteúdo das aulas de 01 a 04 e participe do nosso fórum.

Reflita e argumente:

1.    Por que nos interessam todas essas informações sobre a Didática?

2.       Como os fatos apontados na aula 03 se relacionam entre si?

3.       Qual a relação entre a publicação dessas obras e a produção sobre a Nova Arte de Ensinar de Ratke?

Os interesses construídos nesta fase da Idade Moderna foi que a partir daí o mundo começou a ter um novo jeito de pensar e uma nova visão, cujo momento muitos acreditavam que tudo dependia da fé, e através deste novo pensar começou a perceber que poderíamos experimentar um mundo com novos sentidos. O conhecimento não é algo imutável, a cada época ele muda, e a maneira de ensinar e aprender também vai ganhando suas transformações, e sendo sistematizadas; como escreveu Ratke o docente deve estar sempre estudando, estudando seu aluno e seu comportamento. Avaliando a maneira como desenvolvemos nosso trabalho e lecionamos nossas aulas podemos então compreender o processo de ensino aprendizagem. A humanidade pode perceber que através de suas investigações e constantes pesquisas tornaria o seu conhecimento mais sólido, sendo na relação destas obras que ficou conhecido o processo de instituir uma organização dentro de uma realidade, todas se preocupando com a metodologia de ensinar e aprender. Onde Ratke disse que deveriam ser instaladas escolas públicas para que as crianças fossem instituídas na leitura, na escrita e no cálculo, para terem uma base de estudo e que fosse necessário todo este aprendizado para uma vida prática, ele diz ainda que é preciso conhecer o que se está ensinando. Um ensino sistemático se apoia na indagação constante se portanto, podemos ampliar essa concepção de ensinar e aprender entendidos como arte, não apenas como uma técnica, mas também como um saber/fazer que se apoia em uma indagação constante, que requer ser pensado e desenvolvido desde a singularidade e irrepetibilidade, como um processo de criação próprio.

ADT I – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 744

Após reflexão e considerações sobre a estilizada escultura de Auguste Rodin, retratando um homem em meditação, encaminhe uma análise comentando o que se segue:

1. Qual a importância da filosofia para a educação?

2. O que os pássaros e as correntes representam na simbologia da imagem?

01- Falar do ensino da Filosofia, da sua importância, da luta pela autonomia, é pensar em mudança cultural, em mudança de visão de mundo, de paradigmas. Filosofar dentro da estrutura escolar com as crianças, adolescentes e jovens é capacitá-los para o debate, para a confrontação de ideias. Se a Filosofia consiste na experiência com o conceito, é importante que o jovem estudante tenha a oportunidade de fazer ele mesmo a experiência do pensamento e não apenas reproduzir. Portanto, abrir espaços para uma educação filosófica com as crianças, adolescentes e jovens é, acima de tudo, buscar um novo posicionamento diante da realidade social. Trata-se de sair do senso comum e ir para a consciência crítica. É a compreensão da sociedade e do mundo. O homem está voltado para seus pensamentos, sem influências exteriores, está refletindo, raciocinando.

02- Os pássaros representa a liberdade desejada por esse homem, e as correntes sua prisão interior, ou seja, escravidão.

ADT I – POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 0314

1- Escolha APENAS UMA das políticas educacionais abaixo:

- Educação Infantil de zero a cinco anos

- Ensino Fundamental com duração de 9 anos

- Avaliação do sistema educacional – IDEB, SAEB, Prova Brasil

 

2- Após a escolha de uma política educacional, deverá ser elaborado um texto dissertativo, com 200 a 400 palavras, com fonte arial 12, destacando:

a) o objetivo da política escolhida,

b) por que ela foi elaborada,

c)  qual nível de escolaridade ela atende.

 

3 – Finalize seu texto respondendo à seguinte questão: Exclusão na Educação: por que acontece?

 

 Obs: Lembre-se de pesquisar o site do MEC:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_pea http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad3.pdf

Na Educação Infantil de zero a cinco anos atendendo à nível de berçário à pré escola, hoje são adotados conceitos, principalmente para fundamentá-la, é uma concepção recente e diferenciada de teorias de séculos passados. A criança não é mais considerada um adulto em miniatura ou um ser incompleto, projeto de gente em construção apenas para vir a ser. As mudanças históricas e científicas mudaram a sociedade e a educação, e passamos a conceber a criança como um ser historicamente integrado com capacidade para atuar e modificar o meio, produzir e consumir culturas e conhecimento. No entanto, apesar dessa mais recente evolução, o olhar sobre a criança e sobre a educação infantil é antigo. Como professora de educação infantil a 8 anos vejo como um grande objetivo programar uma educação pautada nas necessidades e potencialidades da criança, vivenciando com elas as experimentações da infância, observando-a, preparando-a para a pré escola e o ensino fundamental. Toda criança tem um grande potencial e está à espera que alguém incentive a enveredar pelo caminho livre da auto descoberta, da auto realização criativa. Este tema foi escolhido porque educação infantil é o que eu gosto, e quando se trata dela vejo que o professor só poderá ser um incentivo se for portador de conhecimentos teóricos que subsidiem corretamente as atividades práticas. Um adulto esclarecido saberá dosar os conteúdos, partindo sempre das necessidades que a criança saberá dar amor, carinho; saberá ensinar pelo exemplo, influenciando beneficamente na formação da personalidade da mesma, lembrando que a educação infantil foi elaborada como forma de alfabetizar a criança para ter menos dificuldade ao ingressar no ensino fundamental. A exclusão na educação vem acontecendo porque ainda não existe uma efetivação e uma escola acessível pra que incluam os alunos portadores de necessidades especiais. Isso está ligado tanto na formação dos profissionais como a adaptação dos espaços como nas propostas para inclui-los. O Brasil tem milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Entre outras questões a base familiar está contida em um arsenal de razões que determinam a exclusão educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (753.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com