TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA-MAGISTÉRIO PROF. FEMININA

Por:   •  2/5/2022  •  Abstract  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

HERICA OLIVIA DA COSTA TAVARES

6° Período

ATIVIDADE AVALIATIVA: EDUCAÇÃO E  MAGISTÉRIO, PROFISSÃO FEMININA

PROF.: Rosiane Barros

MACEIÓ- AL

2022.1

ATIVIDADE AVALIATIVA

ALUNO: Herica Olivia da Costa Tavares

TEMÁTICA DISCUTIDA – EDUCAÇÃO E  MAGISTÉRIO, PROFISSÃO FEMININA

  1. QUE LIGAÇÃO ERA FEITA COM O TRABALHO DA MULHER PROFESSORA?

R.: A mulher professora, teve em seu trabalho um fator fortemente marcante durante sua caminhada, ela  ingressou no mercado de trabalho com o olhar social  subjugado “maternagem”, ocasionado pela errônea  ligação entre, a mulher profissional professora e a mulher cujo as suas funções são voltadas para o lar.  Sendo assim, essa associação se deu através de algumas qualidades  ditas feminina,   como por  exemplo,  a  delicadeza  da  maternidade que em tese, não só ensinariam os  seus alunos, mas também cuidaria deles, como uma espécie de vocação natural.

  1. O QUE REPRESENTOU PARA O ESTADO A ENTRADA DA MULHER NO MAGISTÉRIO?

R.:  A professora primária representava a imagem materna em uma missão sagrada de ensinar e conduzir as novas gerações no caminho da educação e da instrução, agora, em bem do progresso da nação (ALMEIDA, 2004). Assim, o Estado impôs sobre a mulher a responsabilidade de educar, cuidar...  Colocando ela na posição de guia  da moral e do bons costumes. Além de se aproveitar da oportunidade de aprimorar as virtudes e a formação de caráter do homem para a promoção da prosperidade nacional e para alcançar a estabilidade social e política.

  1. SABENDO-SE QUE A DOCÊNCIA É UMA PROFISSÃO PRIMORDIALMENTE FEMININA, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE ISTO NÃO PROMOVA UM ENGAJAMENTO MILITANTE POR MELHORES CONDIÇÕES SALARIAIS E DE TRABALHO?

R.: Não. Hoje o movimento militante se faz presente e necessário na vida dos professores. O movimento sindical docente  contribuí para a formação política dos profissionais da educação, favores na organização da defesa de qualidade no trabalho, salários e na luta pelos direitos dos trabalhadores da educação.

  1. RELACIONE ALGUNS MOTIVOS QUE PODERIAM INDUZIR O AFASTAMENTO DA MULHER AO MAGISTÉRIO.

R.:  A desvalorização  da profissão,  o  atraso  salarial,  o desprestigio  dado  ao  docente,  o preconceito para com a mulher professora, as péssimas condições de trabalho. Além da profissão começar a ser vista pela sociedade como inferior quando comprada com as demais.

 

  1. COMO O GRUPO PERCEBE A DENOMINAÇÃO “TIA” À PROFISSIONAL DOCENTE?

R.: Paulo Freire (1997) afirma que “a tarefa de ensinar” não deve transformar “a professora em tia de seus alunos da mesma forma como uma tia qualquer não se converte em professora de seus sobrinhos só por ser tia deles. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, certa militância, certa especificidade no seu cumprimento enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco”. Com isso podemos afirmar que o termo “TIA” é mal visto e equivocado pois os profissionais da educação não têm nenhuma relação de parentesco com seus alunos, e a sua tarefa na sala de aula é o ensino – aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com