TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anahnguera 1 Bimestre

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

Unidade de Leme – SP

Curso de Pedagogia

Desafio Profissional

  • Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem
  • Redes Sociais e Comunicação

Amanda Fernanda de Aguiar

 RA: 0151544652

Tutora EAD: Prof.ª Lais Helena Nantes Barbosa

Araras – SP

15 de outubro de 2015


INTRODUÇÃO

O projeto que será apresentado pelos professores da escola “Long Life” ao longo deste desafio terá por meta auxiliar no desenvolvimento dos educandos do 2º ano do ensino fundamental por meio da utilização dos métodos de Terapia Assistidas por Animas (TAA) ou Zooterapia.

Zooterapia é um método novo de ensino na área da educação onde consiste a interação entre animais e alunos que pode ser realizada tanto em sala de aula, ou no espaço escolar. Essa terapia é realizada por profissionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos alunos, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVO DO PROJETO

O objetivo do projeto é permitir que o aluno enfrente suas dificuldades, suas limitações e se desenvolva em seu ritmo aprendendo a respeitar os seres vivos e meio ambiente.

A criação deste projeto que nomeamos como “Pata Amiga” será baseada na realidade dos alunos dessa geração com princípios nos desafios de um mundo em constante mudança, será a possibilidade de serem tratadas questões de problema de aprendizagem e no comportamento em sala de aula.

MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA

  • Nome da escola: Long Life
  • Ano ou serie: 3º ano do Ensino Fundamental
  • Numero de alunos: 25 alunos
  • Meninas: 14 / Meninos: 11
  • Descrição do perfil da turma: Os alunos do 3º ano do ensino fundamental é uma turma inteligente e bem animada. São crianças que se esforçam, tem um ótimo desenvolvimento e gostam de interagir. Mas como toda turma tem suas dificuldades, e com essa não seria diferente. Temos nessa turma dois alunos com dificuldade comportamentais e um aluno com dificuldades de aprendizagem.

MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS

Aluna Ana Germano: Tem 7 anos, seu comportamento está relacionado a hábitos (higiene, alimentação, asseio pessoal, entre outros). Ela é sempre quietinha em sua cadeira, não faz perguntas, e quando é questionada pelos professores fica em silencio. Apresenta isolamento dos demais colegas, não participando das atividades ou quando o faz, não consegue apresentar o resultado esperado. Não se alimenta na escola e apresenta um quadro moderado de desnutrição.

Aluno Lucas Machado: Tem 8 anos, seu comportamento em sala de aula fere os princípios éticos e o bem comum. Ele fala palavrões, desrespeita colegas e professores, apresenta problemas de agressividade, briga por motivos banais, ás vezes estraga material escolar das meninas. Visto por todos como “o encrenca” da turma.

MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS

Aluno Pedro Oliveira: Tem 7 anos, é um garoto hiperativo, não para quieto, não consegue se relacionar com os outros coleguinhas e nem mesmo com o pedagogo, não presta atenção na aula, desconcentra-se com facilidade, o que compromete com a sua aprendizagem. Ele vem de uma família com problemas emocionais, a mãe separada do pai e com outros filhos mais novos que Pedro, e acaba não dando a devida atenção ao filho.

DESENVOLVIMENTO: IMPLAMTAÇÃO DO PROJETO

A primeira coisa a fazer é definir os animais com as características e personalidade adequadas para cada problema. Depois se certificar de que nenhum aluno tenha problemas (ex: alergia) com os animais escolhidos. Iremos buscar nossos pequenos terapeutas na instituição “Esse bicho é o bicho” onde lá receberemos orientação e auxilio de um profissional de como lidar com os animais (higiene, alimentação, cuidados veterinários), pois esses cuidados são fundamentais para que o encontro fique mais agradável e isento de riscos para a saúde dos alunos.

  1. Definição dos animais, convívio e o que se espera dessa proposta para cada aluno:

Para Ana será dado uma calopsita muito dócil e bem ativa chamada Chiquinha. Ana será responsável por dar comida, agua, limpar a gaiola, e durante a terapia terá que ensinar Chiquinha a falar ou cantar algo. A calopsita ficará durante a semana na escola e aos fins de semana irá para a casa de Ana sob inteira responsabilidade da aluna.

A proposta é que Ana cuidando da calopsita e a ensinando a falar algo diferente, fique mais confiante em si, tornando-se mais desinibida com os colegas em sala de aula, e tenha maior responsabilidade e comprometimento com os desafios propostos. Além de ensina-la a importância sobre os cuidados com a higiene e alimentação.

Para Lucas será dado um cachorro da raça Golden Retriever chamado Fred, um cão que é de uma personalidade extremamente dócil e companheira. Lucas ficará responsável por alimentar e passear com o cão diariamente e dar banho semanalmente, e durante o fim de semana Fred ficará aos cuidados do zelador da escola.

A proposta é que se crie um vinculo afetivo entres os dois, estabelecendo uma relação de confiança mútua, trazendo para Lucas novas formas de socialização, autoconfiança e elevar sua autoestima. Sendo assim, duas vezes por semana Lucas terá o convívio com o cão para interagir com o mesmo a partir de dinâmicas e brincadeiras realizadas em conjunto com os demais alunos, submetidos a diferentes praticas pedagógicas relacionadas com o tema da semana, ou seja, as atividades desenvolvidas estarão relacionadas com o próprio cão, como: o cuidado com o animal (saúde e alimentação), relacionamento com todos e amizade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com