TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antecedentes pedagógicos

Tese: Antecedentes pedagógicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Histórico

Ovide Decroly foi um médico e educador belga, nasceu em 1871 e morreu em 1932. Filho de uma professora de música e de um industrial, Decroly como estudante não tinha dificuldade de aprendizado, mas por causa de indisciplina e não frequência nas aulas de catecismo foi expulso de diversas escolas. Formou-se em medicina e estudou neurologia na Bélgica e na Alemanha começou seus estudos científicos transitando na biologia, depois se debandou para neurologia onde se formou, porém terminou seus dias como professor de psicologia. Seu interesse voltou-se principalmente para as crianças com deficiências mentais e partir dessa atenção ele fez a transição da medicina para a educação. Criou uma disciplina chamada pedotecnia, que seria o estudo das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolução física e mental das crianças. Decroly escreveu mais de 400 livros, mas nunca sistematizou seu método por escrito, pois o julgava em construção permanente, pois tinha medo que suas idéias se cristalizassem virando mais uma teoria entre as tantas que já existiam. Fundou uma escola chamada École em Bruxelas para crianças consideradas ‘’normais’’. Dedicou-se apaixonadamente a experimentar uma escola centrada no aluno, e não no professor, e que preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação profissional.

Pressupostos pedagógicos

Devido a profissão de seus pais e sua criação, diretamente em contato com a natureza e a música, houve um diferencial em sua formação.Decroly acreditava que as crianças não deveriam somente ser preparadas na educação com fins intelectuais, pois a educação está impressa em todas as atividades realizadas no cotidiano dessas crianças, como plantar, ir ao supermercado, ir ao médico, saber dos perigos que as cercam, etc.

“Criança deve ser criança e não um adulto em potencial”.

Essa frase retrata bem seu pensamento, pois ele acreditava que a criança, deveria viver a sua infância explorando tudo a sua volta, resolvendo suas dificuldades e conflitos a medida que estes surgissem dentro de sua possibilidade de visão do mundo.Decroly criou os centros de interesses, ou seja, as crianças deveriam se agrupar e estudar os assuntos que mais lhe conviessem; esses grupos e atividades produzidas não eram feitas a deriva e sim com vários propósitos como expandir a imaginação através do lúdico, desenvolver o cognitivo, coordenação motora, raciocínio lógico, capacidade de fazer cálculos precisos e se conscientizar para que papel aquela criança está sendo educada dentro do ciclo social em que está introjetada.

Pratica Educacional

A educação era centrada no aluno, ou seja, buscava a possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns pensamentos de Decroly ainda estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas utilizadas atualmente. O princípio de globalização de Decroly se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem.Os centros de interesse eram aplicados nas diferentes idades: dos três aos seis anos, no jardim de infância, e nos centros surgiram do contato com o meio. O programa de Decroly apresentava idéias associadas: conhecimento pela criança, as suas necessidades de alimentação, de defender-se contra perigos e diversos acidentes, de agir e trabalhar com solidariedade, de ter alegria de espírito. O conhecimento do meio viria para satisfazer as necessidades apontadas acima. Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com