Apreciação Do Parecer Técnico
Por: 24150118 • 17/10/2025 • Relatório de pesquisa • 957 Palavras (4 Páginas) • 8 Visualizações
[pic 1]
A escola CENTRO EDUCACIONAL ROSINHA DE SARON LTDA ME, inscrita no CNPJ sob o nº 11.528.256/0001-92, sediada na passagem Fé em Deus, nº 10, bairro Tenoné, Belém – pá, com filial na estrada da providência, we 32 nº 342 cidade nova Vlll, bairro coqueiro CNPJ: 11.528.256/0003-54, denominada Escola Rosa de SARON UNIDADE CIDADE NOVA, com cep 67133-250.
APRECIAÇÃO DO PARECER TÉCNICO
A escola rosa de Saron vem por meio deste parecer esclarecer as devidas precauções/ ações tomadas no período pandêmico da covid 19. A pandemia da covid 19, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 DE MARÇO DE 2020, deste período em diante houve uma crescente quantidade de informações desencontradas sobre questões relacionadas ao decorrer do calendário escolar de 2020. Vivenciamos durante a pandemia momentos que nos exigiam pensar soluções e problemas nunca vivenciados, para os quais, muitas vezes, as normas existentes não ofereciam respostas satisfatórias em termos de consecução de justiça, em uma realidade que se modificava quase que todos os dias. Nesse contexto foram presenciadas normas e ações de caráter excepcionais os quais a escola assim como outras naquele momento estabeleceu de maneira emergencial para que continuasse fornecendo suas aulas.
Nesse sentido, e tendo por base os documentos norteadores já expedidos pelos órgãos educacionais normativos e de controle social, sendo recomendado às redes de ensino, cumpre destacar o artigo 23 § 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.694/96 - LDB) que, refirmando a autonomia dos sistemas de ensino, chama atenção para a necessidade de adequação dos calendários escolares às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas. Os sistemas de ensino deverão encontrar, assim, as melhores soluções para o seu caso em particular, considerando os impactos da pandemia nas localidades e suas diferenciadas necessidades, dado os diferentes períodos de suspensão das aulas e as características próprias de cada público escolar e de cada rede de ensino.
Para minimizar os impactos negativos da medida de isolamento social na aprendizagem dos estudantes, dentre elas, a reposição de aulas e a eventual realização de atividades escolares não presenciais foi feito um plano de ação emergencial pelos gestores, professores e os demais funcionários da escola para melhor atender as necessidades dos alunos de modo geral dentro dos atuais desafios encontrados em tal período pandêmico. Os quais mesmo não estando a frente na gestão pandêmica foram repassados os seguintes planos de ação educacional:
- Reunião emergencial para definição de ações e estratégias que a escola iria adotar para continuar dentro dos desafios atuais da época fornecendo um ensino de qualidade.
- A escola adquiriu equipamentos de áudio e vídeo para atender as necessidades dos professores para realização de aulas online. realizando a compra de pacotes de internet com alta velocidade, e equipando ainda mais seu laboratório de informática com notebooks, celulares, tripes, iluminação...
- Foi disponibilizado aos professores treinamento e orientações para utilizarem a tecnologia da melhor maneira. Os que decidiram usar de seus recursos em casa para repassar suas aulas, pacotes de internet para melhor conectividade foram disponibilizados pela direção.
- Treinamento junto aos colaboradores para utilização da plataforma google classe rum, sendo feito também grupos de WhatsApp para o recebimento de materiais apostilados, vídeo aulas, sanar dúvidas em relação os conteúdos e trabalhos, recebimento de atividades...
- Foi disponibilizado também as famílias que não tinham acesso à internet, nem como imprimir os materiais usados pelos professores, os matérias impressos em nossa unidade, que podiam ser retirados em horários específicos.
- Essas medidas foram sendo adaptadas e implementadas para dar o suporte necessário aos alunos e para garantir que eles pudessem ter o aproveitamento pleno seu ensino à distância.
Em relação a acessibilidade, nossa direção em reunião com o proprietário do imóvel está procurando viabilizar meios na estrutura para poder viabilizar mais acessos e proporcionar uma inclusão ainda maior.
Quanto à oferta de AEE no contraturno escolar, já estão sendo realizados os procedimentos necessários para que a escola possa ofertar. O que a escola oferece em relação à inclusão: sala de recursos, formação de professores, observações, orientações e intervenções psicopedagógicas; plano de ensino individualizado para os alunos que necessitem e adaptação curricular. Relatórios bimestrais, relatórios para encaminhamentos, projetos pedagógicos para a comunidade escolar que informe e conscientize quanto ao público PcD e suas especificidades.
...