TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As variadas linguagens

Por:   •  17/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA

R: Clarino Peixoto de Oliveira, 280 Jd: Maria Buschi Modeneis Limeira (SP) CEP: 13482231 FONE: (19) 34518800.

PEDAGOGIA 5º SEMESTRE

ATPS

Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa 

Professora: DENISE ALVARINHO

JAQUELINE ALVES CRUZ 6628344997/semestre: 4º

JÉSSICA CLOSS 6628345002/semestre 5º

MEIRIANE DOS S. A. M. T. DE SOUZA 7677749414/semestre 5º.

LIMEIRA 2015

[pic 2]FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA,R: Clarino Peixoto de Oliveira, 280 Jd: Maria Buschi Modeneis Limeira (SP) CEP: 13482231 FONE: (19) 34518800.

ETAPA 1: Resenha

Resenha

No Texto fala sobre as várias formas de utilização da linguagem falada pelo individuo e como as fases, região, história e até mesmo condição social pode influenciar nesse modo do de falar. Como a forma de falar do individuo o pode classificar como alguém mais rico, esclarecido, conhecedor da norma culta da língua e o contrário como alguém menos favorecido financeiramente e até mesmo alvo de possíveis pré-julgamentos. No texto, também, nos é mostrado como as pessoas tem o costume de classificar a língua, no caso aqui a língua portuguesa, como correta ou errada. Ou ainda que tal região tenha a forma mais correta e outra não. Quando na realidade não existe isso, e sim uma variação linguística de acordo com sua região e contexto que a pessoa esteja inserida. E tudo isso, se deve ao fato de por muito tempo ter sido difundido a gramatica normativa de acordo com o contexto histórico, estética e política de acordo com a época, desvalorizando assim o outro contexto que não fossem essas. Historicamente, a língua portuguesa no Brasil, tinha como gramatica correta a portuguesa, porem conforme foi sendo adquirida autonomia pelo país, houve a necessidade de uma gramatica própria, devido à diversidade de culturas e o modernismo veio com força para nacionalizar a língua de acordo como falado pelos brasileiros. Com a necessidade de adaptação do professor na sala de aula para que o mesmo possa se adequar a realidade do seu aluno, assim possa lhe ensinar a norma culta da língua portuguesa. Assim o professor e o aluno terão uma grande variedade linguística, não ficando restrito e apenas uma forma de se expressar, tendo uma rica bagagem de conhecimento de sua língua, no qual poderá utilizar acordo com o texto que esteja inserido. Ao ler o capítulo do texto sobre variação linguística, me deparei com a riqueza da nossa língua brasileira e como hoje estamos conseguindo integrar essa realidade no nosso dia a dia. Claro que tem muitas pessoas com dificuldades em fazer utilização dessas diversas formas de falar e ainda tem muito que aprender se for possível, pois a linguística está em constante mudança de acordo com a região, fase da vida, história. Mais já existe aceitação dessa diversidade, que é um avanço, pois não há mais a verdade absoluta e sim a realidade do individuo, como fator importante. Não que isso significa que a pessoa não precisa mais estudar, saber a forma culta. A visão aqui é que ela seja agregada ao seu conhecimento, para que possa ser utilizada em qualquer situação e que assim não seja mais julgado pela forma de falar, como acontecia e ainda hoje, em muitos casos ocorrem. Nas escolas tentam impor sua norma linguística como se ela fosse, de fato, a língua comum a todos os milhões de brasileiros, independentemente da sua idade, de sua origem geográfica, de sua situação

[pic 3]FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA,R: Clarino Peixoto de Oliveira, 280 Jd: Maria Buschi Modeneis Limeira (SP) CEP: 13482231 FONE: (19) 34518800.

socioeconômica, de seu grau de escolarização. A sociolinguística vem contribuir para a compreensão da língua, por meio de sua relação com a sociedade, de como a língua varia e muda, de acordo com os contextos e os relacionamentos sociais. As línguas servem para a comunicação, estão estreitamente ligadas aos seus usuários, às línguas variam e as línguas mudam. A linguagem é a soma da língua e da fala, sendo a primeira o código usado por uma sociedade para comunicação entre seus membros, e a segunda o uso que esses membros fazem desse código. Sendo usada para a comunicação, a língua está estreitamente língua + fala = linguagem. A variação fonética é a que caracteriza os diversos sotaques existentes no Brasil, que podem acontecer no nível de segmentos, como a consoante exemplificada, ou numa vogal, como a pronúncia da primeira sílaba de uma palavra. Esse ritmo varia muito nas diversas regiões do Brasil. As pessoas em geral têm formas diferentes de falar, isto é, vocabulário diferente, estrutura gramatical diferente e até ritmo de fala diferente, dependendo, principalmente da formalidade da situação. Costumam usar uma linguagem informal e menos monitorada quando estão em seu ambiente familiar ou com grupos de amigos no momento de lazer. E quando estão em situações mais formais, em ambientes que exigem um determinado comportamento linguístico, monitoram sua fala para se adequar naquele texto. E o preconceito linguístico, através de julgamento, da valorização, da desvalorização de uma pessoa pela forma como fala, não acontece só no Brasil e não é recente. Ao lermos o capítulo variação linguística concluímos que a nossa língua brasileira é muito rica e como hoje estamos conseguindo integrar essa realidade no nosso dia a dia. A linguística está em constante mudança, sendo assim as pessoas nunca poderão parar de estudar, devem estar sempre agregando os seus conhecimentos para saber ouvir, falar, ler e escrever melhor.

[pic 4]FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA,R: Clarino Peixoto de Oliveira, 280 Jd: Maria Buschi Modeneis Limeira (SP) CEP: 13482231 FONE: (19) 34518800.

LISTA: Principais diferenças entre a fala e a escrita

FALA                                                  ESCRITA

Iorgute                                                   Iogurte

Mendingo                                              Mendigo

Celebro                                                  Cérebro

Brigado                                                 Obrigado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (188 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com