TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade oficina

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade II – LITERATURA INFANTIL

Enunciado

A professora Dra. Nelly Novaes Coelho, uma das responsáveis pela implementação da disciplina Literatura Infantil na Universidade de São Paulo, dá contribuições de como escolher as obras infantis, considerando-se, sobretudo, o estágio cognitivo da criança. Contudo, a autora ressalta, que a inclusão do leitor em determinada "categoria" depende não apenas de sua faixa etária, mas principalmente da inter-relação existente a sua idade cronológica, nível de amadurecimento biopsiquico-afetivo-intelectual e grau ou nível de conhecimento/domínio do mecanismo da leitura. Assim, as indicações de livros para determinadas "faixas etárias" serão sempre aproximadas.

A partir do INFOGRÁFICO, que consta em seu material, leia a respeito das características de um estudante Pré-leitor, Leitor iniciante, Leitor em processo, Leitor fluente e Leitor crítico. Faça uma pequena síntese e pesquise cinco livros infantis que se enquadram em tais características.

Resposta:

A partir da leitura dos materiais sugeridos e apresentados em aula, é possível dividir os tipos de estudante, com relação a escolha e gosto da literatura, em cinco fases, sendo estas : Pré-leitor, Leitor iniciante, Leitor em processo, Leitor fluente e Leitor crítico. Apesar das características de cada tipo de leitor pressuporem determinadas classificações etárias, o que determina a alteração de estágio é muito mais o perfil do aluno do que sua idade. As idades sugeridas na verdade são uma breve ideia de quando normalmente costuma ocorrer cada tipo de fase de leitura, porém estas idades são variáveis e dependem de diversos aspectos da vida de cada aluno.

A fase denominada como “pré leitor” é dividida em duas partes, sendo estas primeira e segunda infancia, seu início costuma ocorrer em média entre os 15 a 17 meses, onde a criança começa a assimiliar a realidade que a cerca por meio do contato afetivo e do tato. Neste período sugere-se o uso de materiais com cores fortes, principalmente as primáticas, feito com material resistente, com muitas figuras e diversos estímulos táteis. Já na segunda infância, fase entre os 2 a 3 anos, o material utilizado deve conter conteúdo relacionado à rotina da criança, contar uma história com muitas imágens e pouquissimos recursos textuais. A presença e o acompanhamento do adulto para o estímulo nesta fase é muito importante.

Como exemplo de livros para a fase pré-leitor podemos sugerir livros para banho e livros com texturas.

Já a fase “leitor iniciante” costuma ter início por volta dos 6 a 7 anos de idade e, apesar de ainda conter o predomínio de imagens, os materiais para esta fase já contem algum texto, uma vez que as crianças caracterizadas como leitoras iniciantes já conhecem um pouco das letras e palavras simples. Além de ilustrados os textos para este tipo de leitor devem ter linearidade e fala de começo, meio e fim, bem como ser engraçados. A criança ainda necessita do auxílio do adulto, por meio da leitura, uma vez que nesta fase ela ainda está em alfabetização, porém é importante incentivar o interesse pela leitura fazendo uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com