TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps etapa 1

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS:

(etapa I)

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

PROFESSORA:

BAURU

17 DE MARÇO DE 2015.

ATPS

Etapa I.

Estudar história de um modo geral, nos mostra como foram acontecendo os fatos, como foram se modificando através do tempo, junto com os acontecimentos das épocas até chegarem ao que são hoje, com a história da educação acontece exatamente assim, ela nos mostra como a educação foi se modificando através dos tempos, desde as sociedades tribais, onde as crianças aprendiam por meio da imitação, onde a cultura e os saberes eram transmitidos oralmente.

Em cada civilização a educação era transmitida de uma maneira diferente, nem certa nem errada, mas movida com base nos seus costumes, naquilo em que acreditavam e na época em que viviam. É importante que estudemos a história da educação para que possamos compreender as mudanças que foram ocorrendo até os dias atuais.

São através desses fatos que podemos entender não só as mudanças ocorridas na educação privada e pública, mas também, nas civilizações, o progresso da humanidade e toda a evolução do homem.

A história da educação nos mostra as experiências educacionais vividas no decorrer dos séculos, assim podemos analisar o que foi bom e o que não deu certo, para melhorar os acertos e não cometer novamente os mesmos erros.

Para o futuro pedagogo é fundamental que exista o ensino da história da educação, pois através de todo esse estudo, dessas informações do passado, pode se compreender melhor todas as mudanças que foram ocorrendo, os métodos que foram usados, as várias reformas nos meios educacionais e assim fazer uma reflexão sobre tudo, como era, porque se modificaram, quais os acontecimentos sociais e políticos que fizeram com que fosse alterado a maneira de se educar, entre vários outros temas, por isso é muito importante o estudo da história.

Tal importância contribui para que o futuro pedagogo tenha uma visão mais ampla e completa do que foi no passado e como é nos dias atuais. Com todas essas informações os futuros pedagogos desenvolveram um trabalho ainda melhor, criaram novos planos, estratégias e metas educacionais, e darão um novo sentido a educação.

Formará educadores mais críticos, que veem a escola como parte da sociedade em que ela está inserida, e que todos os acontecimentos que ocorrem em volta dela também a afetam, pois a história não são apenas os fatos e acontecimentos passados, nós estamos constantemente escrevendo, fazendo e modificando a história o tempo todo, porque também fazemos parte dela.

Para a pedagogia a conservação desses fatos históricos é significativo, pois, são através deles que se tem todo o conhecimento de como foi o passado para a educação, como começou, quais os métodos que foram usados, as diversas escritas.

Toda essa história é a herança pedagógica que foi construída através dos séculos, e carregam com si todos os acontecimentos, métodos, diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com