TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula fora

Por:   •  5/9/2015  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Aula tema 6

Daiane de Oliveira Trindade R.A 6449325069
Greicy Kelly Paixão da Silva R.A 6248229084

“Aula fora”

Podemos inferir que o processo educacional utilizando o conceito de “aula fora” que significa a educação fora da sala de aula chamada ambientes não formais, ainda é pouco discutida e utilizada o que atribuímos talvez ao pouco interesse e despreparo do professor e da instituição acadêmica para realizar certas atividades.

Porem para o aluno é muito satisfatório e lhes propõem contato ativo ao estudo realizado, os deixa mais atentos, desperta um interesse mutuo e proporciona que retenham consideravelmente mais informações, pois em sua maioria eles adoram esse tipo de aula.

Mas como prepara essa aula?

O primeiro passo certamente é planejar a aula, contextualizando-a aos objetivos e conteúdos pretendidos, apresenta-las a coordenação/direção da escola, organizar o transporte e contatar o espaço que visitaremos se for o caso.

Introdução:

Vamos supor que iremos falar sobre ciências, para 3º ou 4º ano do Ensino Fundamental I, tema animais e aves, em sala damos uma explicação sobre o que são animais domésticos, como gato, cachorro, pássaro, coelho entre outros que temos maior contato e possibilidade de convívio, discutiremos sobre seus hábitos suas características enfim, proporcionaremos a interação entre eles sobre o assunto. Em outra aula falaremos sobre animais silvestres aqueles que vivem na natureza e temos pouco contato, e já previamente organizado uma visita no zoológico onde lá poderemos demostrar e apontar suas características na pratica.

Pois bem já organizamos a aula já discutimos os pontos positivos com a coordenação é hora de preparamos os alunos.

Em sala:

Explicaremos a importância e finalidade do passeio, como será organizado, a conduta de cada um, como respeito e educação para com os responsáveis e para com zoológico como os cuidados com o lixo, por exemplo, o lanche que iram levar para que não sejam perecíveis ou que estejam armazenados corretamente, enviaremos a autorização contendo o valor, o dia...para ciência dos pais.

O passeio:

No dia do passeio retomaremos os conceitos sobre educação e respeito para com o professor e demais responsáveis que os acompanharam, e a nós cabe estarmos sempre atentos para que ninguém se perca do grupo.  

Na pratica:

Lá podemos demostrar e explicar na pratica as características, hábitos, habita-te natural, como funciona sua cadeia alimentar e como são classificados (aves, mamíferos ou repteis), entre outras curiosidades. Mas vamos com calma contextualizem bem seu foco e sobre o que estão trabalhando porque o tema é vasto, cuidado para não confundi-los.

Com toda certeza mesmo que já tenham visitado anteriormente o zoológico ficaram maravilhados e envolvidos com a visita e serão feitas varias perguntas esteja preparado para sanar essas duvidas.

Após o passeio:

Essa atividade com certeza enriquecera a aprendizagem seja tanto como um todo quanto individualmente e o professor poderá comprovar os resultados debatendo sobre o tema com a sala, propondo atividades em grupo ou individualmente, avaliando assim se suas expectativas foram alcançadas.

Conclusão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (90.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com