TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema - Introdução à Legislação Educacional

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1: AULA-TEMA: INTRODUÇÃO À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.

Passo 3 – Texto dissertativo argumentativo envolvendo definições de Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

Quando se chega à idade escolar, que varia em torno dos 04 e 05 anos de idade no Brasil, a atenção para os pequenos brasileiros redobra e retoma muita atenção por parte dos pais e professores, além de envolver a comunidade de ensino como um todo, que engloba pais, professores, corpo administrativo da escola e demais cidadãos vinculados às entidades estudantis.

Para se enfatizar a idéia principal da educação das crianças, é necessária a interação de professores e pais com o universo das crianças, e neste contexto cabe aos pais e professores, este último corpo principalmente, entender conceitos que não só viabilizem, mas melhorem a boa prática docente em sala de aula. Conceitos estes que envolvam a criança, a educação infantil e o ensino fundamental.

É muito comum se observar crianças de diferentes idades em uma mesma sala, e muitos veem isso como erro, outros como acerto, mas o que há de se apontar é que sendo acerto ou erro as crianças interagem entre si, justificadamente por serem crianças, o que remete ao conceito de criança, que, conforme especificado por diversos autores, em bibliografia consultada para realização desta, a criança é o ser humano no inicio de seu desenvolvimento, adaptável a qualquer ambiente, a quaisquer pessoas, tornando assim fácil o acesso à educação em qualquer âmbito. A criança tem caracterizado o seu tempo, ou período, através da infância que se estende do 0 aos 12 anos de idade. É nessa fase que os especialistas em educação compreendem a contextualização da educação infantil na idade certa.

Visto que a criança é um ser que tende a se desenvolver mediante o seu meio e as condições adequadas, tanto intelectual ou fisicamente referidas, cabe à educação infantil proporcionar momentos e etapas que definam e viabilizem o correto processo de educação na infância do indivíduo, arcando com preparo e determinação de seus agentes, pais e professores, principalmente. A educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório, ou ensino fundamental, visto que é nesse período ou etapa que os pequeninos têm a sua bagagem educacional formada. Extraí-se desse período o estímulo das crianças, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização, preparando o intelecto e o físico do pequeno para a próxima fase de sua vida acadêmica.

Por ser ministrada em diferentes tipos de ambientes, estabelecimentos educativos de vários tipos como berçários, creches, pré-escolas, jardins de infância, infantários ou jardins-escola, essa etapa da educação exige muito preparo dos seus docentes ou ministros do conhecimento e prática educacional, pois há de se ver que é nessa etapa da educação que ocorre o preparo nas vias de fato do futuro discente no próximo nível, ou educação fundamental, que hoje consiste em um etapa da educação básica, tendo uma duração de nove anos, e de cunho obrigatório para crianças entre 6 e 14 anos de idade, conforme projeto de lei o 1º ano de educação infantil foi integrado ao restante dos anos de educação fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com