TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema: O Ensino Fundamental e a Legislação Educacional Brasileira.

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução


Etapa 1

Aula-tema: O Ensino Fundamental e a Legislação Educacional Brasileira.

Concepção de criança:

A criança é um ser humano social que faz parte de uma família inserida na sociedade, uma criança é um ser puro, espontâneo e inocente, sua aprendizagem se reflete da maneira que ela vê e vivencia no seu dia a dia, são curiosas e cheias de imaginação, e um ser inacabado.

A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções e sua interação  é  uma necessidade e um desejo que a criança vivencia com outras crianças o seu encontro com outros da significado  ao que a criança vai aprendendo no mundo, depende de suas experiências e interações sociais que é estabelecida.

Educação infantil:

 Sendo a primeira etapa da educação básica a educação infantil tem grande importância no desenvolvimento social, cultural, físico e motor da criança, é um direito social.

A construção de uma pedagogia voltada para a educação infantil enfoca no direito da criança de brincar de uma forma lúdica e informal vivenciando experiências significativas dentro de creches e pre-escolas, abordando também os valores básicos da família e da sociedade.

Educação fundamental:

O ensino fundamental esta voltado para complementar a educação e o aluno num todo, por meio do domínio da leitura e da escrita, após a conclusão deste ciclo os alunos também devem ser capazes de compreender o ambiente social, sistema politico e tecnológico, artes sociais e culturais.

A lei do ensino fundamental de 9 anos garante uma permanência maior da criança dentro da escola tendo assim mais oportunidades de aprender com essa ampliação, portanto a escola deve se organizar de forma a oferecer possibilidades condizentes  com a realidade desse aluno.


Perguntas e respostas:

1- Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

A tabela estabelecida cita que é a partir dos 6 anos ( primeiro ano do ensino fundamental ate o 5 ano).

2- Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

Sim, pois com a idade de 6 anos a criança ingressa no ensino fundamental, mas também para aquelas crianças que completaram seis anos posteriormente a idade cronológica fixada para a matricula.

3- Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

Sim, mas só nas séries iniciais do primeiro ao 5 ano.

4- No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?  

Sim, porém não necessariamente o primeiro ano leva essa obrigatoriedade, pois algumas crianças ainda estão em fase de adaptação e algumas nem passaram pela a educação infantil.

5- O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?

Não, pois nesta outra etapa a criança será avaliada de forma diferente.

6- A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?

O ensino fundamental de nove anos é um novo ensino fundamental e exige um projeto pedagógico próprio desenvolvido por cada escola, deve ser um processo de melhoria continua.


Etapa 2

Aula-tema: Práticas para um trabalho integrado nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental: A interdisciplinaridade.

Conceito de interdisciplinaridade:

A interdisciplinaridade consiste na integração de um conjunto de disciplinas com relações definidas.

A importância da interdisciplinaridade para a construção do conhecimento possibilitando uma ampla análise do objeto de estudo, pois são muitos saberes que se inter-relacionam  permitindo a autonomia intelectual do aluno, para que esse não seja visto apenas como uma tabela  a ser preenchida .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (334.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com