TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava direito

Por:   •  20/4/2015  •  Seminário  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Qualquer profissional pode se tornar um gestor, alguns direcionados a responsabilidades funcionais e outros as responsabilidades administrativas. Para obtenção de sucesso na direção de uma empresa, o gestor necessita de algumas habilidades especificas. Algumas delas são:

  • Habilidade técnica - Os gestores de primeira linha aplicam seus conhecimentos profissionais referentes à sua especialidade.
  • Habilidade humana - A compreensão das necessidades pessoais, motivação e orientação, ficam para os gestores de nível médio, pois possuem facilidade de liderar continuamente e entender as pessoas. Construindo equipes e talentos através de uma comunicação eficiente.
  • Habilidade Conceitual - O gestor de alto nível desenvolve a capacidade de lidar com a organização de uma forma geral, utilizando raciocínio abstrato, criatividade e planejamento através de uma visão inovadora e futura.

Além de outras habilidades, como a habilidade  de relacionamento com colegas; Resolução de conflitos; Processamento de informações; Tomar decisões em condições de ambigüidade; Alocação de recursos; Empreendedor e Introspecção.

Para o entendimento amplo do trabalho de um gestor é necessário compreender os conceitos de uma organização, do empresário e do próprio gestor.

No conceito de empresa, organização é um sistema de recurso que procura realizar algum tipo de objetivo, fornecendo meios de subsistência para muitas pessoas. Serviços de saúde, água, energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis salários, abonos, lucros distribuídos e outras formas de remuneração. Praticamente tudo depende das organizações. Do outro lado as organizações são importantes para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade como um todo, pois elas foram construídas com objetivos lucrativos.

Uma organização possui cinco conceitos básicos, são elas:

  • Desenhar e agrupar tarefas
  • Líder com autoridade e responsabilidade
  • Estabelecer eficácia grupal
  • Gerenciar função de linha
  • Gerenciar função Staff

Empresário é um empreendedor que assume todos os riscos necessários para dar a vida a uma organização, almejando o lucro ou arcando com os prejuízos, através de diferentes serviços prestados a sociedade.

Para isso ocorrer o empresário necessita de algumas competências, que podem ser desenvolvidas no decorrer da vida, tais como:

  • Criatividade e capacidade de implementação - É necessário obter a capacidade de idealizar e realizar.
  • Disposição para assumir riscos - O empresário tem que ter ciência de que poderão ocorrer perdas e insucessos e mesmo assim ter a certeza das recompensas.
  • Perseverança e otimismo - Um empresário bem sucedido tem que perseverar e fazer alguns sacrifícios mantendo sempre a visão de sucesso de sua organização.
  • Senso de independência - A busca pela autonomia é uma das características do empresário de sucesso.

O papel do gestor vai muito além da função de gerenciar apenas. É preciso possuir responsabilidade social e econômica com relação aos clientes e consumidores, fornecedores, empregados, acionistas e a sociedade como um todo.

O conceito de gestor foi definido em um conjunto de comportamentos agrupados em três famílias, papéis Interpessoais, informação e de decisão.

  • Papéis interpessoais, que se baseia em Símbolo ou chefe, Líder e Ligação.

O Símbolo é a representação da figura do gerente em certos números de tarefas rotineiras legais ou sociais.

A liderança está presente em todas as atividades do gestor. O líder influência funcionários, clientes, fornecedores através de atividades interpessoais, além de motivar seus colaboradores.

A Ligação se baseia nos relacionamentos entre uma equipe e outras permitindo o melhor entendimento dos recursos e informações.

  • Papéis de informação estão ligados a transmissão de informações em três categorias: Monitor, Disseminador e Porta-Voz.

O monitor possui uma grande variedade de informações internas e externas.

O disseminador é responsável por transmitir as informações recebidas de outros colaboradores aos superiores das organizações, enquanto o Porta voz repassa as informações às pessoas de fora sobre os planos e ações da organização.

  • O papel de decisorial se subdivide em quatro categorias.

O Empreendedor, de forma a incluir melhoramentos na organização entre outras iniciativas.

Como controlador de distúrbios, onde o gestor soluciona imprevistos ou crises através de ações corretivas.

O alocador de recursos está ligado a qualquer atitude tomada pelo gestor, programando o próprio tempo, o trabalho alheio e autorizando decisões de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com