TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia: Aperecida Joly Gouveia

Por:   •  6/3/2016  •  Bibliografia  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

Bibliografia

Aparecida Joly Gouveia, nasceu em 15 de julho de 1919,na pequena cidade de Itabira, como não havia escola normal em sua cidade na época, aos 10 anos teve que ir morar com os tios em casa branca, para frequentar a escola (Dr. Francisco Tomaz Carvalho) mais tarde essa escola normal se tornou um instituto de educação. Dois anos depois sua toda família se mudou para casa branca. Joly sempre foi a mais jovem e a primeira aluna da turma, em 1937 ela formou como professora primaria. Logo após de sua formatura, começou a lecionar como professora substituta numa escola rural de Ribeirão Preto mais isso só ocorreu durante alguns meses, pois no fim do ano ela foi chamada a se integrar no corpo docente da escola onde se formou, no cargo de professora de português do curso ginasial, um cargo que ocupou até 1938. Logo em seguida já foi admitida como funcionaria publica da secretaria da fazenda na capital do estado de são Paulo, onde trabalhou por dois anos. Prestou então um concurso para o funcionalismo federal, sendo nomeada oficial administrativo do ministério da agricultura, passando a residir no Rio de Janeiro, até 1946, neste mesmo ano ela voltou para são Paulo iniciando o curso de bacharel em ciências politicas e sociais. Na escola de Sociologia e Política de São Paulo na qual se diplomou em 1950.

Em 1952 trabalhou como assistente do professor Donald Pierson em estudos de comunidades, sob os auspícios da comissão do vale São Francisco. Em 1956 trabalhou como professora de um curso intensivo de teoria e pesquisa em sociologia, na escola de Sociologia e Politica de São Paulo. Em 1957 se associou ao professor Oracy Nogueira, também nos estudos de comunidades que foram realizados em Leopoldina (MG), dentro da campanha da erradicação no analfabetismo.

Entre os anos 1955 e 1962 esteve ligada ao CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais), criado pela iniciativa de Anísio Teixeira seguindo a mesma estrutura do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais). O CBPE foi um núcleo bastante ativo de elaboração e execução de projetos em ambientes escolares, essa organização idealizada por Anísio Teixeira reunia antropólogos, sociólogos, psicólogos, economistas, cientistas políticos, além de varias pessoas formadas na educação. Porem muitos fatores dificultou na concretização do sonho de Anísio, nesse mesmo período (1953-1962) Aparecida Joly Gouveia desenvolveu seu curso de doutorado na universidade de Chicago e obteve o titulo de PHD, no departamento de sociologia, em 1962 voltou ao CBPE, mais a situação estava diferente do que era antes. Então ela decidiu aceitar o convite para trabalhar como professora assistente, em um curso de pós-graduação de pesquisas na educação, que se iniciava pelo patrocínio da UNESCO e da INEP, no centro regional de pesquisas educacionais (Antônio de Queiroz Filho), em São Paulo.

A partir 1966, Aparecida Joly Gouveia começou a lecionar no departamento de ciências sociais da faculdade de filosofia ciências e letras, na faculdade de São Paulo. Passando a livre docente (1968), para professora titular (1983). Na mesma faculdade na qual executou o magistério até se aposentar em 1989. Seu trabalho docente se concentra nas disciplinas de sociologia da educação e de metodologia da pesquisa de ciências sociais. Tendo 18 orientações de mestrado e 8 teses de doutorado. Suas brilhantes contribuições estenderam a numerosos trabalhos dos qual participou, como membro de bancas de doutorado e de mestrado, assim como de concursos para vários cargos da carreira docente no ensino superior em varias universidades do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com