TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bingo de letras

Por:   •  29/9/2018  •  Resenha  •  4.569 Palavras (19 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 19

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTAO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA  MUNICIPAL DE CORDISBURGO-MG

DIAS, Lidiane França[1][a]

RESUMO

A[b] Administração Pública, atualmente está passando por um momento repleto de riscos e oportunidades de buscar ferramentas que as auxilia no controle de seus recursos, para que estes sejam usados de maneira adequada, a fim de alcançar um melhor objetivo para as Comunidades. Pode-se classificar o Fluxo de Caixa como um instrumento gerencial, cuja finalidade principal é a de auxiliar o processo decisório de uma organização, visando sempre atingir os objetivos esperados. O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para as Prefeituras, pois auxilia os gestores nas tomadas de decisões e tem como resultado melhor eficiência na Administração Pública, demonstrando capacidade de honrar seus compromissos financeiros, traçar estratégias que melhorem o desempenho, oferecer valores a sociedade civil e manter a fidelidade dos fornecedores, mantendo controle de suas finanças e coerência na tomada de decisões. A Prefeitura em estudo esta em amplo crescimento. Dessa forma para apoiar o processo decisório a Administração Pública precisa cercar- se de informações das mais diferentes ordens e fazer o melhor uso das mesmas, reduzindo assim as incertezas do futuro e otimizando o uso dos recursos. O objetivo Geral é identificar qual modelo de planejamento e controle financeiro de curto prazo, visando facilitar o controle financeiro da organização, alinhados e compatibilizados com as necessidades da Prefeitura gerando melhores resultados. Os objetivos específicos são discorrer sobre a importância da gestão financeira na tomada de decisão, entender o processo de planejamento e organização das atividades da área financeira e como alinhar estas atividades com as questões estratégicas da organização em estudo, conhecer a teoria de [c]contabilidade e sua aplicação nos processos financeiros, e ainda tributações incidentes, aplicar um modelo de qualidade para a gestão financeira da Prefeitura e apresentar um fluxo de caixa para a organização

Palavras chave: Fluxo de caixa. Instrumento Gerencial. Tomada de Decisões.

1 INTRODUÇÃO

O mundo globalizado impõe desafios crescentes em termos de resultado. Os contadores enfrentam diariamente pressões para redução de custos e aumento das margens operacionais. Todas as atividades da Prefeitura, sem exceção, são revistas periodicamente, na busca por uma maior produtividade.

Atualmente, outra tendência vem se confirmando como a necessidade de se elevar a função da área financeira ao nível mais estratégico possível, agregando mais valor ao negócio. Desenvolver novas habilidades proativas passa a ser determinante para o novo papel dos gestores financeiros em todo o mundo, pois os Presidentes, Conselhos e acionistas em geral querem ser orientados por uma visão que realmente esteja presente em todas as áreas da Prefeitura, a visão financeira.

A mudança do enfoque da gestão financeira nas organizações passa pela troca da postura passiva de coleta de dados e informações financeiras analisa Portes 2014, sobre os cenários, simulação de novas situações e criação de inteligência capaz de apresentar soluções e impulsionar melhorias. Com este novo perfil e ferramentas adequadas, os executivos e colaboradores da área financeira serão capazes de entender todo o ambiente da Prefeitura, inclusive elementos das áreas de Arrecadação comerciais e produtivas. Esta ideia faz com que os executivos recebam e interpretem com mais rapidez os estímulos recebidos pela Prefeitura (variáveis externas e internas), respondendo a eles de forma rápida e - mais importante - embasada. Nesta cabine de comando, será mais fácil descobrir onde a Prefeitura está ganhando ou perdendo dinheiro, onde e quando seria melhor e mais inteligente investir e em quais rotas de colisão a Prefeitura não deve seguir. 

A Prefeitura em estudo deu início as suas atividades de forma a apoiar o processo decisório a contábil que precisa cercar- se de informações das mais diferentes ordens e fazer o melhor uso das mesmas, reduzindo assim as incertezas do futuro e otimizando o uso dos recursos.

Este estudo está estruturado, a partir dessa introdução, pelo referencial teórico, procedimentos metodológicos e análise dos dados obtidos na pesquisa. Por fim, são apresentadas as conclusões e recomendações para novos estudos.  

  A justificativa do tema da pesquisa foi definida tanto pela importância teórica quanto prática, tendo a percepção de que existem falhas, ou seja, lacunas na metodologia da análise de avaliação da liquidez das Prefeituras.

         Sabendo-se da deficiência da Prefeitura em estudo quanto ao Controle Financeiro, serão abordadas e demonstradas ferramentas de apoio que poderão ser fundamentais para melhor gestão das suas finanças, podendo até ilustrar em tempo real a verdadeira situação, antecipando fatos que poderão prejudicar a Prefeitura.

Portanto, este trabalho justifica-se por se tratar de um tema atual e devido a sua importância, por apresentar de maneira clara e objetiva ferramentas de gestão financeira.

O objetivo Geral é identificar qual modelo de planejamento e controle financeiro de curto prazo, visando facilitar o controle financeiro da organização, alinhados e compatibilizados com as necessidades da Prefeitura gerando melhores resultados.

        Os objetivos específicos são discorrer sobre a importância da gestão financeira na tomada de decisão, entender o processo de planejamento e organização das atividades da área financeira e como alinhar estas atividades com as questões estratégicas da organização em estudo, conhecer a teoria de contabilidade e sua aplicação nos processos financeiros, e ainda tributações incidentes, aplicar um modelo de qualidade para a gestão financeira da Prefeitura e apresentar um fluxo de caixa para a organização. Inicialmente o artigo será dividido em 5 capítulos. O primeiro capítulo será a introdução do tema apresentado, o segundo abordará a administração financeira e o estudo de caso sobre a administração pública da cidade de Cordisburgo em Minas Gerais e o último capítulo é o fechado do trabalho, mostrando assim os resultados alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com