TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasileira de Sinais na prática docente

Seminário: Brasileira de Sinais na prática docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Seminário  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

Brasileira de Sinais na prática docente

A surdez é problema que atinge as células nervosas e sensórias no nervo auditivo que podem acontecer na gestação, por medicamentos, por causa hereditária, ou por algumas doenças que pode deixar seguelas tais doenças como:

. Sarampo

. Herpes

. Rubéola

. Toxoplasmose

. Diabetes

. Pressão alta

. Meningite e entre outras.

Existem muitos mitos relacionado a surdez tem pessoas que acham que não tem jeito para surdez ou que os aparelhos auditivos não resolve sendo que em alguns casos esses aparelhos são muito eficaz porque existem vários tipos de problema auditivo.

Os médicos preferem acreditar em soluções em que o individuo com problema auditivo busque reabilitação para escutar e se comunicar porque assim é mais fácil se interagir no meio social mais quando isso não é possível a melhor maneira é a reabilitação da linguagem dos sinais.

A surdez é um defeito que os outros não enxergam não recebe da sociedade a mesma atenção de uma pessoa com deficiência mais visível, o surdo com essa deficiência embutida acaba se tornando pessoas isoladas.

O Brasil reconheceu a língua dos sinais Libras com a lei de nº 10.436/2002 como língua das comunidades surdas brasileiras, assim os surdos conseguiram o seu direito de inclusão social porque antigamente os surdos eram discriminados porque acreditaram que eles não poderiam ser educados. Mas muitos surdos foram educados em casa com tutores particulares com o pouco que aprenderam conseguiram algumas vitorias uma delas foi a instituição o (INE) Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro entre outras.

A comunidade surda tem a linguagem como um meio do ser humano traduzir os seus pensamentos e sentimentos é a linguagem que marca a cultura e a transformações do individuo. A surdez pode atrapalhar essa integração cultural mais isso não significa que o individuo deve se isolar porque o surdo se comunica através de gestos por isso teve o surgimento da Libras.

A educação bilíngue é uma forma da criança surda ter a possibilidade de interagir com as crianças ouvintes, o decreto Federal nº 5626 de 22 de Dezembro de 2005 estabelece que os alunos com deficiência auditiva tenham direito de uma educação bilíngue nas classes regulares, isso significa que as crianças surdas tem que aprender tanto a língua dos sinais como a escrita.

A criança surda adquiri a linguagem relacionada com a experiência do seu dia-dia com sinalizações de outras pessoas como; mãe, pai, tios, professores e etc... Para fazer um trabalho pedagógico com essas crianças principalmente na educação infantil o processo mais adequado é o processo gestual e visual. Abaixo algumas atividades

Atividade 1

• Jogo da memória : Jogo com apenas figuras, com significado de procurar os pares da mesma figura com temas variados, frutas, animais, locais de lazer, flores e etc...

Atividade 2

• Caça palavras: Temas com nomes de cidade, de frutas, animais, roupas, cores e etc..

Com desenhos em libras e o alfabeto para traduzir as palavras.

Atividade 3

• Jogo da língua dos sinais: O professor faz gestos do nome de algum elemento como nome de aluno. Frutas, cores e os alunos tentam acertar.

Atividade 4

• Adivinhação do corpo: O professor traduz na língua dos sinais e em escrita perguntando cadê o pé, o nariz, a mão e os alunos mostrarem a parte do corpo mencionada.

Atividade 5

• Jogo das cores: O professor pergunta para os alunos através de sinais ou escrita o que tem na sala de aula com a cor amarela por exemplo e os alunos por meio de sinais respondem o lápis de João por exemplo.

Atividade 6

• Jogo do morto vivo: Os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com