TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação Visomotora

Por:   •  15/11/2016  •  Seminário  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 6

Coordenação visomotora.

A coordenação visomotora é a capacidade de coordenar o campo visual com o motor de partes do corpo. É através do corpo em movimento que realizamos ações, conhecemos o mundo e nos relacionamos com os outros. Ou seja é um mecanismo que permite ao sistema visual e motor que trabalhem em conjunto em prol de um determinado movimento.

A criança vai organizando sua capacidade motora dominando seu corpo em relação aos estímulos do ambiente.

● ● ● ●

Até 2 anos: vira-se de costas se estiver de bruços, senta-se quando ajudada, senta-se sem ajuda, fica de pé com a ajuda de alguém, engatinha e, finalmente, anda.

Quando adquirido a musculatura e o equilíbrio adequados, consegue ficar mais ereta e manipular objetos.

Entre 2 e 3 anos: ela melhora a coordenação motora, o que lhe permite movimentos mais precisos.

Aos 5 anos, esse processo de maturação neurológica e psicomotora lhe dará uma percepção global de si no espaço que a rodeia.
O ponto básico para o domínio da coordenação visomotora é quando existe consciência, o domínio do próprio corpo, de suas partes, posturas e atitude.

Para compreendermos melhor o funcionamento da coordenação, precisamos adquirir conhecimento sobre os aspectos neurológicos que interligam esse fator.

Córtex e Cerebelo: O córtex é a parte externa do cérebro, tem como função: Receber, interpretar, armazenar e transmitir os impulsos elétricos aos órgãos dos sentidos. Responsável pelo pensamento, visão, audição, tato e paladar.
Essa áreas são denominadas de lobo,o responsável especificamente pela visão é denominado lobo Occipital, formado na linha imaginária no final do lobo temporal e parietal o qual desenvolve o processamento visual.

Lobos occipitais : Localizados na parte inferior do cérebro e cobertos pelo córtex cerebral, os lobos occipitais processam os estímulos visuais, daí também serem conhecidos por córtex visual.

E partir disso, existe a visão binocular: É fazer os
dois olhos se fixarem num único ponto. Isto porque, cada olho observa a mesma imagem do seu jeito. A visão binocular reúne essas imagens numa só.

Uma habilidade que ajuda a criança a ler e a escrever com exatidão é o deslocamento dos olhos ao longo da linha.
Este tipo de visão é importante porque qualquer desvio pode trazer problemas para as aprendizagens já que enxergam as letras e números ficam travados e confusos.

Coordenação Motora: O corpo humano através do sistema muscular, esquelético e sensorial, desenvolve o correspondente a estímulos resultantes de ações e reações equilibradas, dentre elas destacamos a coordenação motora. Sendo a capacidade de realizar movimentos com uma maior habilidade e coordenação.

E cada movimento que a criança realiza a coordenação motora pode ser: ampla ou geral. Referente ao movimento dos segmentos do corpo, se membros inferiores ou superiores. Se a coordenação motora é fina ou manual, mantendo traços e precisão dos movimentos finos da musculatura da mão.
Essa habilidade se desenvolve através dos movimentos mais precisos e delicados, é essencial que seja desenvolvida e estimulada a partir da primeira infância, pois nesse período a criança se desenvolve através da intervenção e interação com o meio e suas vivências diárias.

Coordenação Visomotora: É o controle dos olhos para uma direção, ou para associar se e acompanhar um movimento.
Possuir somente uma coordenação fina não é suficiente, é necessário um controle ocular.

* ●  Alguns requisitos como escrita e leitura ela se torna indispensável. 


* ●  Alguns aspectos clínicos também como a manutenção geral do sistema nervoso, movimentos com coordenação precisa, desenvolvimento psicomotor e controle de músculos pequenos, como os dedos das mãos, são indispensáveis. 
Um bom treino de coordenação visomotora deve levar em conta a faixa etária das crianças.

* ●  Quando mais jovens, maior ênfase deve ser dada às atividades que envolvem trabalho com os grandes músculos. 


* ●  Á medida que se vai desenvolvendo e adquirindo mais domínio sobre o corpo, os pequenos músculos necessitam ser exercitados. 
Existem maneiras diversificadas de estimular e desenvolver a coordenação visomotora o simples ato de lançar e pegar uma bola facilita a fixação entre o campo visual e controle dos dedos. Pois requer um estímulos psicomotor que estão relacionados aos membros posturais braço e ombro, adquirindo uma postura correta. 
Um bom domínio da coordenação viso motora favorece o desempenho das crianças na leitura e na escrita: 


* ●  O movimento dos olhos; 


* ●  O controle do corpo, sendo seu esquema corporal, da mobilização dos membros, 
independentemente, o braço em relação ao ombro, a mão em relação ao braço e ter a capacidade de individualizar os dedos “motricidade fina” para pegar o lápis ou a caneta e riscar, traçar, escrever ou desenhar; 


● O reconhecimento de sua simetria permitem reconhecer o espaço disponível e a distribuição ordenada da escrita no papel que seria a motricidade ampla.

Na educação infantil ainda hoje o método pedagógico para aguçar os dois sentidos, tanto da visão quanto da mão são atividades viso motoras.
Ao aguçar as duas habilidades são desenvolvidas logo no início do ensino estudantil. para que a criança não venha a ter problemas nesta área, e consequentemente não tenha dificuldade em coordenar os movimentos do corpo em resposta ao que está a ter, dificuldades em escrever, desenhar, apanhar uma bola, atar os seus sapatos entre outros.

Em nosso sistema de leitura e escrita os olhos devem mover-se da esquerda para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com