TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDADICA

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro de Educação à Distância

Universidade Anhanguera-UNIDERP

ATPS

Pedagogia

Disciplina: Didática

Professor: Maria Clotilde Bastos

Tutor a Distância
(Professor Tutor a Distância)

Fabiana de Souza Pereira                     RA  419310

Ketllyn Rocha                                              RA  431702

Rosemeire Luiz da Silva Cavanha      RA  418903

Wanderléia L. da Silva                           RA  415023

Solange Luiz da silva        RA  444492

Campo Grande-MS

2013


Introdução:

A proposta contida na ATPS da disciplina de Didática era a exploração de conceitos dessa disciplina e a elaboração de um plano de aula, onde tais conceitos pudessem ser identificados. Segue a seguir, o plano de aula elaborado a partir dos tópicos estudados na disciplina.

Público-alvo: 1º ano do Ensino Fundamental

Perfil da turma para a aula será preparada: A turma em questão é dinâmica e motivada. Gosta de novidades, de situações em que precisam “colocar a mão na massa”.

Tempo de duração: 1 semana (2 duas aulas)

Tema da aula: Lixo com vida: vamos plantar?

Justificativa: Considerando que os recursos naturais de nosso planeta estão se esgotando, torna-se relevante formar essa próxima geração com consciência sobre sustentabilidade, e para isso, nada melhor do que demonstrar na prática esse conceito.

Objetivos da aula a ser planejada: Demonstrar a possibilidade de utilização de materiais orgânicos e recicláveis, por meio de atividade artística.

Conteúdo previsto para a aula: Apresentação do conceito de sustentabilidade

Procedimentos de Ensino e Método: Devemos começar a aula solicitando aos alunos que coloquem as metades de casca de ovo na caixa: uma metade em cada cavidade. Com uma colher, eles deverão colocar em cada metade de casca um pouco de terra para vaso. Em seguida, deverão plantar as sementes dentro de cada casca e cobrir com mais terra. Os alunos deverão identificar na sala um local que seja bem ensolarado para deixarem o experimento. Durante o restante da semana, deverão regar moderadamente as sementes até que estas brotem.

Recursos de Ensino: O conceito de sustentabilidade deverá ser explorado durante a realização dessa atividade, entretanto, deverá ser abordado a partir de uma linguagem própria para a idade da turma. Dependendo da compreensão, outros conceitos poderão ser acrescentados, como por exemplo, o conceito de germinação das sementes.

Avaliação: Os alunos serão avaliados pela participação e pelo envolvimento na atividade proposta. Sendo assim, será verificada a compreensão dos alunos sobre o conceito de sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com