TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA E ELEENTO LÚDICO, DIDÁDICA DO CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL, MULTIMEIOS APLICADO Á EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 11

                                   [pic 1]

                                                     

                     UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

                   POLO EAD OSASCO – VILA DOS REMÉDIOS

                   CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

                                         3º SEMESTRE

                                               

                                                      ACADÊMICOS:

                       Bárbara Lima Braz     RA: 1049525534

                       Elizangela Nunes       RA: 1850613417

                                 DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS: BRINQUEDOTECA E ELEENTO LÚDICO, DIDÁDICA DO CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL, MULTIMEIOS APLICADO Á EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

              TUTORA EAD CINTHIA MUNIZ RIBEIRO DOS REIS.

                                            Osasco - SP

INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional irá mostrar a importância que o Brincar tem numa das fases mais fantásticas da vida de um ser humano, a infância. A criança necessita e é dever do adulto proporcionar a ela momentos e ações onde sua imaginação e liberdade possam ser expressas.

No decorrer do trabalho apresentar questões relevantes para entender o desenvolvimento da criança, e também um projeto de implantação de uma Brinquedoteca em um Centro de Educação Infantil.

                                         

                                       DESAFIO PROFISSIONAL

Passo 01

Como as crianças se desenvolvem?

O cérebro é o órgão onde ficam gravadas as experiências afetivas dos indivíduos, as aprendizagens e também é o órgão que controla várias funções físicas, além de ter como componente o sistema límbico responsável por controlar nossas emoções, nele está nossa memória a qual possui uma grande plasticidade.

O desenvolvimento infantil é integrado onde a criança se desenvolve física, psicológica, e intelectualmente, e o amadurecimento do sistema nervoso acontece desde o nascimento. No terceiro ano de vida, a configuração do cérebro está muito próxima a do cérebro adulto.

As emoções te papel muito importante no desenvolvimento do ser humano por toda a vida, mas sem dúvida, é nos primeiros meses de vida que elas terão que elas terão ao papel e garantir a sobrevivência do bebê e o desenvolvimento da noção do “EU”.

As crianças desenvolvem através de experiências com situação diárias, assim a crianças estabelece relações entre os objetos e as situações, começam a entender sucessões de cenas, quais objetos para qual ação.

Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?

  • Sensório-motor (de 0 a 2 anos): a criança usa os sentidos para explorar o mundo, tem a necessidade de tocar objetos. Neste período as atitudes e ações não são intencionais, a aprendizagem acontece acidentalmente, por o caso, puro reflexo.
  • Pré-operatório (de 2 a 7 anos): Período da educação pré-escolar. Pode apresentar alguns estágios diferenciados, como estágios egocêntricos, (2 a 4 anos) e estágio intuitivo (5 a 7 anos). Apresentam as funções simbólicas, isto é, objetos começam a serem representados por símbolos: um cabo de vassoura é um cavalo, uma cadeira sendo empurrada é um trem, etc.
  • Operatório Concreto (7 a 11 anos): A criança consegue usar a lógica para encontrar soluções de alguns problemas concretos. O bloqueio acontece quando se trata de problemas não concretos.
  • Operatório Formal (de 11 a 15 anos): O raciocínio lógico consegue ser usado em todos os problemas que surgem (o que não quer dizer que todo adolescente é inteiramente lógico em suas ações). O desenvolvimento de operações mentais precisa de um meio muito estimulante. Num ambiente correto e benéfico, a criança desenvolve toda sua capacidade.

Passo 02

Por que a brincadeira é importante?

O brincar é muito mais que diversão. É a formo como o corpo o cérebro treina o ser humano para a vida adulta, para as dificuldades que ira encontrar ao longo de sua vida.                                                                                                            

É tão importante quanto os estudos, a saúde e a boa alimentação. Brincar deve ser sempre motivado às crianças, e os adultos, pais, mães, precisam entender que uma boa educação e formação de uma pessoa inteiramente capaz e feliz, com toda certeza passa pelas brincadeiras.

A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?

A criança não nasce sabendo brincar, uma vez que a brincadeira não é meramente imitada, reproduzida, ela é inventada, recriada nas relações que as crianças estabelecem com os outros e com o ambiente. Aprende-se a brincar através de contato com objetos, brinquedos, texturas. O adulto precisa mostrar um mundo de possibilidades à criança, sendo assim a criança aprende a brincar.

O que a criança aprende através da brincadeira?

A criança aprende o respeito com o próximo, entender que as diferenças não impendem nada e que todos é iguais independente de raça e cor da pele. Através de qualquer brincadeira a criança se desenvolve, aprende a explorar o mundo, desperta o bem-estar, emoções boas e sentimentos positivos.

Passo 03

A diferença entre os conceitos “Brincar” e “Brincadeira”

A brincadeira é definida por uma estruturação e pela utilização de regras, exemplo: brincar de casinha, polícia e ladrão, etc. É uma atividade que pode desenvolver-se individual ou coletivamente. Apesar de ter regras, não se limita a utilização do lúdico. A Brincadeira é responsável por promover um grande avanço nas ligações neurais e proporcionam ao cérebro pular etapas em seu desenvolvimento. Alem de que auxilia na coordenação motora, visual e manual, nas destrezas finas, memória, percepções, sentidos auditivos, linguísticos, emocionais e cognitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com