TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança Como meio de inclusão social de estudantes de classes menos favorecidas

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Giordana Alves Marques

Dança como meio de inclusão social de estudantes de classes menos favorecidas.

BELÉM/PA

2017

  1. Introdução

A proposta deste projeto de pesquisa pra a disciplina Metodologia de Pesquisa, ministrada pela professora doutora Ivany Pinto, visa o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia para fins de cumprimento do término do curso de Licenciatura – Pedagogia.

O tema proposto versa sobre a Dança como meio de inclusão social de estudantes de classes menos favorecidas.

A dança é um meio criativo, a qual proporciona métodos de ensino e aprendizagem sobre a vida. Para Nanni (2008, p. 1), “a Dança – em sua essência – como manifestação primitiva, era um mergulho no mundo mágico, onde os movimentos espontâneos surgiram da imaginação...”.

Recomenda-se a utilização dela no meio escolar em qualquer período do currículo, de modo que aquele estudante, o qual pode se encontrar em uma situação vulnerável a criminalidade, possa analisá-la como uma fuga dessa realidade.

Marques (2007) alerta uma baixa valorização do ensino de dança na escola, que é influenciada por tendências racionalistas e de alta tecnicidade, que não dá a devida importância ao ensino das artes e expressões aos alunos. Vale perceber que as propostas pedagógicas as quais incluem o ensino de dança e seus aspectos criativos ainda fazem aqueles que aprenderam e são regidos pela didática tradicional hesitarem.

Conhecendo-se todas as mudanças corporais e psicossociais presentes na vida dos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas, é relevante abordar dentro da equipe pedagógica questões que impedem o bom desempenho escolar desse aluno. Muitos deles apresentam nessa fase, mudanças comportamentais como retração ou violência, que afetam em grande escala seu desempenho escolar e, principalmente, sua vida social.

Com isso, é imprescindível que haja o acompanhamento com uma equipe de profissionais de diversas áreas como Educação Física, Dança, Psicologia e Pedagogia capazes de contribuir a partir do ensino teórico e prático da dança contemporânea, orientado por eles para proporcionar aperfeiçoamento do desempenho escolar e evitar a entrada desse aluno no mundo ilegal.

Para a realização desta proposta de estudo realizamos imersão no campo de produções relativo ao tema: O ensino da dança como meio de inclusão social de estudantes de classes sociais menos favorecidas. Esta imersão objetivou responder como as produções sobre o tema que propomos investigar se materializam. Para tanto, utilizamos como recurso, no primeiro momento, a revisão bibliográfica dos últimos cinco anos sobre as publicações indexadas que abordam o tema proposto por nosso estudo como um caminho fundamental para o conhecimento das produções científicas e contribuição teórico-metodológica com o estudo que propomos realizar.

Neste sentido, utilizamos bases de dados como: banco de teses e dissertações da Capes acessado pela internet no ano de 2017. Para a busca sobre as produções que incidem sobre o nosso tema utilizamos os seguintes descritores: Dança, educação e inclusão social. Este trio de descritores nos forneceram informações muito distantes do nosso tema. Redimensionamos os descritores de nossa busca para Dança, Inclusão e Escolas Púbicas. Os resultados que apareceram foram 47796 produções das quais consideramos somente 4 por se aproximares muito do nosso tema em proposição qual seja: Dança como meio de inclusão social de estudantes de classes menos favorecidas.

Após o material coletado, organizamos em quadros as 04 dissertações conforme o Gráfico 1 abaixo, considerando os seguintes aspectos:

        #1

AUTOR

Vanessa Gertrudes Francischi

TÍTULO

O Processo Pedagógico da Dança na Escola: Estudo de Caso de uma Escola do Município de São José – SC.

RESUMO

Tal estudo procura a ampliação do conhecimento sobre a dança no meio escolar, tendo como objetivo analisar o processo pedagógico utilizado pelos docentes e os benefícios da prática nas escolas.

METODOLOGIA

Os instrumentos utilizados foram: observação, entrevista semiestruturada e grupo focal com as alunas do Projeto de Dança Colégio Municipal Maria Luíza de Melo e uma professora; relação dialógica, composição coreográfica, figurinos, apresentação e apreciação.

RESULTADO

Abordando o processo de ensino-aprendizagem da dança e trazendo uma reflexão sobre o processo criativo e a composição coreográfica, resulta no aprimoramento do trabalho pedagógico sobre a dança, ampliar e aprofundar a sua reflexão sobre tal assunto.

BIBLIOGRAFIA

Deslauriers (2010), Duarte (2009) e Molina (2010).

PROGRAMA

Mestrado em Educação Física.

#2

AUTOR

Sílvia Azevêdo Sousa

TÍTULO

Ensino de Dança na Escola: Um Estudo de Atualização de Referenciais sobre a Compreensão de Corpo na Formação de Professores em João Pessoa/PB.

RESUMO

Essa pesquisa objetiva a compreensão de corpo no ensino de dança na educação formal pública, tendo o estudo do caso o referencial teórico/metodológico no contexto da formação continuada de professores de Artes e Educação Física em João Pessoa, Paraíba.

METODOLOGIA

Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista.

RESULTADO

Contribuição para reagir aos dualismos os quais ainda constituem ontologias e epistemologias resistentes aos avanços do conhecimento em relação aos modos de operar do corpo.

BIBLIOGRAFIA

Churchland (2004), BonJuor e Ann Baker (2010), Dupuy (1996) e  Maturana (2001; 2002).

PROGRAMA

Mestrado em Dança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com