TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Profissional Do Assitente Social

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Profissional Do Assitente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Ana Carolina Garcia Rodrigues – RA 2323400901

Márcia Aparecida de Jesus Gomes – RA 2323397290

Marlene Faria de Souza Benatti – RA 2326405666

Silvia Elaine dos Santos – RA 1099446432

Desafio de Aprendizagem

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Serviço Social

O Desenvolvimento Profissional do Assistente Social

Tutora presencial: Marilza

Tutor á distância: Lindolfo Anderson Martinelli

Piracicaba

2011

Introdução:

O trabalho apresentado tem como objetivo expor idéias relacionadas com o profissional do serviço social no mundo, com os outros e com a empregabilidade, buscando soluções para evitar o “Apagão de Profissionais”.

Foram utilizados temas como empregabilidade, marketing pessoal, convívio social, comunicação, mercado de trabalho e a capacitação profissional, temas que são indispensáveis para a sua formação.

Oportunidades e ameaças à empregabilidade no cenário global.

O campo de atuação do Assistente Social é muito amplo, pois o mesmo pode atuar em diversos setores como: setor público, setor privado e terceiro setor.

No setor público o capitalismo se torna um gerador de desigualdades, no qual com o seu desenvolvimento relaciona-se a questão social, sendo este o instrumento fundamental do Assistente Social através das políticas públicas, pois o Estado utiliza-se da questão social para reagir frente a classe trabalhadora.

Já no setor privado ele atua frente as empresas, para repassar as necessidades dos trabalhadores, auxiliando-os em seus direitos de melhores condições de trabalho.

E recentemente surgiu o terceiro setor (organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público), um campo vislumbrado pelos profissionais da área, pois é visto como promissor.

Entretanto, muitas vezes o profissional se vê cercado de limites e barreiras impostas pelas instituições onde trabalham que o impede de garantir a qualidade de seus serviços. A necessidade do assistente social em uma organização varia de acordo com a política interna de cada empresa. Algumas delas não têm a visão de que o assistente social é um profissional que pode atuar em várias áreas.

O profissional de Serviço Social e sua relação com o usuário.

O marketing pessoal é essencial ao profissional, pois é através dele que nos identificamos ao empregador, mostrando-lhe nossos diferenciais e capacidades. Não basta ser diferente dos concorrentes; é preciso ser exclusivo, pioneiro, indispensável, saber trabalhar em grupo, ser verdadeiro e coerente, para que possa ser uma peça fundamental no mercado de trabalho.

Uma boa comunicação deve ser clara e objetiva para que haja entendimento da mensagem que está sendo transmitida ou recebida. Para uma boa comunicação tanto positiva num campo pessoal ou profissional, devemos buscar sempre um bom processo de comunicação natural, elogiando e agradecendo as pessoas, aprendendo a ouvir e observar opiniões construtivas e estimular a aplicação e um recebimento de um feedback bem elaborado para não gerar críticas destrutivas.

Para que possa haver um bom convívio nosso comportamento deve ser baseado em um bom dialogo, ter uma boa educação, ter ser ético, ser eficaz. Temos que criar uma boa impressão tanto na vida pessoal como profissional. A aparência deve ser bem trabalhada visto que é através dela que representamos nosso comportamento.

A profissão segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Descrição Sumária

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas pública e privada; orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionados à economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis.

Características de trabalho

Trabalham em instituições das esferas públicas e privadas, bem como em ONG. Podem atuar em empresas ou instituições do setor agropecuário, comercial, industrial e de serviços. O foco de atuação é a família (ou indivíduo). São estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno, podendo, o assistente social trabalhar em horários irregulares durante plantões e em casos emergenciais. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Formação e experiência

O exercício dessas ocupações requer curso superior em serviço social para a ocupação de Assistente social e formação em Economia doméstica para a ocupação de Economista doméstico.

Áreas de Atividade

• Orientar indivíduos, famílias, grupos, comunidades e instituições.

• Planejar políticas sócias.

• Pesquisar a realidade social.

• Executar procedimentos técnicos.

• Monitorar as ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com