TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia do indio

Por:   •  11/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 3

JUSTIFICATIVA

É importante que o aluno conheça e valorize a pluralidade sociocultural Brasileira, aprenda sobre outras culturas, costumes, para ampliar o seu repertório cultural, conheça outras realidades além da sua, para que se combata todo tipo de discriminação, baseada em diferenças culturais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao término do projeto espera-se que as crianças adquiram como competências e habilidades a capacidade para:

- Reconhecer a importância da cultura indígena

- Conhecer alguns aspectos da cultura indígena;

- Diferenciar a cultura indígena das demais culturas.

1º dia

Disciplina(s): Português (Oralidade) artes, matemática.

Atividade desenvolvida/metodologia: Na parte da manhã, em uma roda de conversa perguntarei para as crianças O que é um índio? Se já viram ou conhecem algum? Ouvirei o que elas têm a dizer.

Falarei um pouco sobre os índios que foram os primeiros habitantes do nosso País, que eles vivem em tribos cada um com a sua língua e seus costumes, que hoje alguns já usam roupas e comem a nossa comida, mas nem por isso deixam de ser índios.

Comentarei que aprendemos com os índios os chás de ervas, algumas palavras a comer alguns alimentos como: o milho, a mandioca etc. que os índios respeitam a natureza.

Falarei que não devemos discriminar as pessoas, que somos todos iguais, independente da nossa cultura e que no dia 19 de abril comemoramos o dia do índio.

Após terminar a conversa mostrarei fotos de varias atividades indígenas e deixarei as crianças falarem sobre o que estão vendo e responderei as suas curiosidades. Em seguida passarei um vídeo de curta metragem de animação chamado Brincando na Aldeia (4 minutos), ao terminar o vídeo deixarei os alunos falarem o que viram e entenderam do vídeo, em seguida, pedirei que os alunos desenhem em uma folha de papel sulfite o que mais gostaram no vídeo.

Na parte da tarde, entregarei revistas para que os alunos recortem figuras de índios e suas atividades e faremos um cartaz coletivo. Para encerrar a aula cantaremos a música 1, 2,3,indiozinhos fazendo gestos e enfatizando os números.

Recursos utilizados: fotos de índios, revistas, cola, cartolina, vídeo Brincando na Aldeia, TV,DVD.giz de cera, folhas de papel sulfite.

2º dia

Disciplina(s): Português ( Oralidade), artes.

Atividade desenvolvida/metodologia: Na parte da manhã, passarei um vídeo Brincando com os Panará, que mostra as brincadeiras das crianças indígenas. Conversarei com as crianças sobre as atividades que aparecem no vídeo, se elas já participaram de alguma daquelas brincadeiras? Se elas gostam de brincar? Ouvirei o que cada um tem a dizer. Após terminar essa atividade levarei os alunos para o pátio, e brincaremos de peteca.

Na parte da tarde, confeccionaremos um chocalho de garrafa pet de 250 ml, cada criança vai encher a sua garrafa com grãos de feijão, ao terminar o chocalho as crianças vão pintar uma pena para fazermos um cocar de EVA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com