TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos e Deveres do Cidadão

Por:   •  7/6/2016  •  Dissertação  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  2.641 Visualizações

Página 1 de 2

UNINOVE

Caterina Lombardi RA: 2314200427

Direitos e Deveres do Cidadão

São Paulo

2016

Discutir sobre cidadania no Brasil não é algo fácil de se fazer, mas com certeza muito importante.  Não é fácil pois o Brasil já passou por muitos fatos históricos que moldaram sua historia, que criaram base para se formar uma cidadania presente e atuante, mas ainda temos um longo caminho pela frente até realmente ver o povo brasileiro ter todos seus direitos e se responsabilizar por todos seus deveres.  

Ser cidadão é ter direito a vida, a liberdade, a igualdade perante a lei; é ter direitos civis, políticos e sociais. É ter direito a educação, a saúde, ao trabalho justo, a uma velhice tranquila.  Ou seja, sabemos quais nossos direitos, mas ser cidadão não é só ter direitos, mas também exercer deveres.  Infelizmente, nós brasileiros estamos mais cientes dos nossos direitos e não conhecemos nossos deveres.  Os direitos e deveres do cidadão brasileiros estão previstos na constituição brasileira e nosso primeiro dever seria saber quais nossos deveres.

A maioria do povo brasileiro está alienado quanto a seus deveres.  É nosso dever proteger nosso patrimônio, respeitar nossas leis, e respeitar os direitos dos outros cidadãos.  Mas qual a melhor maneira de influenciar uma comunidade e mostrar à população quais seus deveres? Um educador social seria sem duvida uma ótima opção pois ele conhecendo sua comunidade, compartilhando de sua realidade e tradições, saberia como influenciar a comunidade de maneira positiva e eficaz.  Infelizmente, não se dá o valor que se deveria dar aos educadores sociais.

Fontes:

Deveres e direitos do cidadão brasileiro.

<http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/direitos_deveres_cidadao.htm>

acessado em 15/5/2016

Departamento dos direitos humanos e cidadania.

<http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8> acessado em 15/5/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com