TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Sobre Articulação em Aula

Por:   •  18/10/2016  •  Dissertação  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2][pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Ramone Caroline de Amorim Paranhos

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Cacimbinhas/AL

2016

Ramone Caroline de Amorim Paranhos

 

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Dissertação apresentada para a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos dos Anos Iniciais, no curso de Pedagogia .

Prof. Welber Ângelo de Araújo

Cacimbinhas/AL

2016

Este dissertação visa relatar os dados obtidos através do capítulo 9 Procedimentos de ensino; Pistrak. Fundamentos da escola trabalho. São Paulo, Brasiliense, 1981,p.30. E uma conversa com Professor de Biologia que lecionou na Escola Estadual Muniz Falcão por 8 anos resolvi pergunta ao mesmo a questão “Que se entende por método e o que se entende por procedimentos de ensino? Quais as semelhanças e as distinções entre elas?”.

Segundo o Professor Everton Cordeiro de Lima ou Beto assim como é conhecido pelos seus alunos relatou que os métodos e os procedimentos de ensino andam interligados, não adianta ter um procedimento em sala se antes não se planejar. O mesmo que método é o que se deve aplicar e almeja alcançar já o procedimento é como irá levar o conteúdo para sala de aula, de que forma deseja levar aula que possa ser atrativa.

Sendo assim os procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.

A semelhança entre ambas é enorme, pois não existe método sem procedimento, primeiro o professor dever planejar para depois executar o conteúdo almejado. Mais sabemos que muitas vezes muitos profissionais da educação faz malabarismo em sala de aula esquecendo se planejar muitas vezes é por conta da desvalorização do profissional faz com quer ele trabalhe em mais de uma escola fazendo com que ele não tenha tempo de se planejar antes de entrar em sala.

Não existe distinção entre método e procedimento de ensino se um intercala o outro não há como separar eles, não é possível executar uma metodologia se não planejar ela antes de executar e se executar sem se planeja com toda certeza o professor irá se perder em sua aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com