TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê de Língua portuguesa- unidade II

Por:   •  12/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

Unidade 2- Respostas – Dossiê LP II

UNIDADE 2

LEITURA E ESCRITA – CAMINHOS QUE SE CRUZAM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Uma vez que a produção textual é fundamental ao desenvolvimento da competência linguística da pessoa, qual deve ser o papel da escola frente à produção textual? Como o professor deve agir, quais estratégias ou comportamentos deve assumir? Argumente.

A partir desta afirmação, temos que partir de situações do cotidiano do aluno, de forma que a escrita esteja mais próxima de sua realidade, permitindo assim uma reflexão e significação do que foi escrito por ele.

2. Leia o item que se refere à importância das oficinas de produção de texto e liste cinco pontos que você considera essenciais neste tipo de trabalho.

1 – Promover um trabalho de interação entre alunos, professor e texto.

2 – Ampliar o conhecimento e desenvolver a criatividade do aluno, a fim de que se aproprie da escrita como instrumento de expressão de ideias, capacidade de formar opiniões.

3– Priorizar o trabalho coletivo, a fim de obter a participação de todos e promover debates 4 – Conceber o aluno como um ser pensante, que observa que levanta hipóteses, questiona e se posiciona.

5 – O processo de reescritas são constantes, de modo a construir uma competência linguística, ligada aos princípios de cidadania.

3. Quais as dificuldades dos alunos frente ao texto, e qual deve ser a postura do professor, visando à superação de tais dificuldades?

Frente ao texto os alunos se deparam e começam a interagir com a linguagem formal, e tomando a consciência de que utilizam a linguagem informal, deste modo, podem observar que a forma como falamos não é a forma que devemos escrever. A fim de realizar esse trabalho de conscientização, apropriação e utilização da linguagem formal o professor deve estimular o debate em sala de aula, a participação do aluno é imprescindível para que aprendam a pensar por si próprios e entender que escrever é uma forma de se expressar, bem como e passar a se expressar através da escrita de uma maneira formal, e achando que não sabe escrever, atrapalhando o desenvolvimento do texto. Com essas dificuldades, os professores devem oferecer condições para que os alunos possam praticar, pensar por si próprio, ambientes estimuladores, levando os alunos a compreensão de que escrever é se expressar.

4. Leia o artigo O significado da reescrita de textos na escola: a (re)construção do sujeito-autor, disponível em http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v04/m34424.pdf, que aborda a importância da reescrita para o desenvolvimento da competência linguística do sujeito. Elabore cinco perguntas sobre o conteúdo que você leu. Comece com elementos de coesão como Por que... Para que... E se..., Como... entre outros.

1- Por que é importante trabalhar a reescrita de textos nas escolas?

2- Como o professor pode estimular os alunos a reescrever o texto, compreendendo as vantagens desse processo?

3- Para que o professor utiliza a reescrita de um texto?

4- Como trabalhar a reescrita de forma dinâmica e interessante?

5- Como a reescrita vai promover o desenvolvimento escolar do aluno?

1. Leia os textos a seguir, classifique-os conforme a tipologia apresentada. Lembre-se de estudar todas as variantes vistas nesta Unidade. A seguir, escreva um parágrafo, justificando a sua classificação com base na teoria estudada.

TEXTO A

Texto dissertativo-expositivo, pois há o intuito de influenciar o leitor utilizando de mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.

http://www.propagandasantigas.blogger.com.br/

TEXTO B

“Assim, o trabalho infanto-juvenil deve ser combatido, pois com o tempo, haverá um imenso contingente de adultos sem uma formação profissional qualificada. E isso acarretará um montante de trabalhadores desempregados futuramente. É preciso prevenir esse problema com a criação de programas que combatam mais severamente esse mal que assola nossos jovens e crianças.”

http://letrasmundosaber.blogspot.com.br/2008/12/texto-dissertativo.html

Este é um texto dissertativo-argumentativo, pois faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. Este tipo de texto, que expõe a ideia do autor e também tem o intuito de persuadir o interlocutor.

TEXTO C

“Bullying é uma agressão verbal ou física que ocorre por meio de um grupo ou apenas um individuo contra uma criança, adolescente que tenha algo incomum do que é considerado normal, como por exemplo vestir roupas diferentes, gostar de estudar muito, e assim sucessivamente, essa agressão pode ser física (socos, chutes, tapas), verbal (piadas, xingar, insultar), moral ( desprezar, humilhar, ignorar), o bullying acontece em casa, escola, nas ruas ou em outros lugares.”

http://www.blogdosartigos.com/exemplo-de-texto-.../

Texto dissertativo- expositivo: Apresenta informações sobre o assunto, expõe, reflete e explica, com a intenção de informar, esclarecer.

TEXTO D

O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.

─ Não volto mais lá, respondeu indignado.

─ Mas por quê?

─ Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?

(O Primeiro dia de Aula)

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/humor_piadas1a.htm

Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens, este texto se apresenta no recurso indireto.

TEXTO E

“Calisto Elói, naquele tempo, orçava por quarenta e quatro anos. Não era desajeitado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com