TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECA Estatuto da Criança e do Adolescente

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

- Quais esclarecimentos esse debate trouxe para você a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente?

R: O debate foi muito importante, pois pude compreender que acima de tudo toda criança e adolescente tem direito de ser protegido e assegurado tanto dentro de casa quanto na sociedade, alimentação adequada, estudo de boa qualidade e cuidados são fatores primordiais para o bom desenvolvimento dessas crianças.

- Quais os pontos levantados pelas professoras a respeito das razões históricas e culturais sobre a violência no Brasil?

R: Um erro muito grande imposto pela sociedade e que vem desde sempre é o fator racismo e a pobreza , muito acreditam que por serem "pretos e pobres" são infratores, que morar na periferia é sinônimo de bandido e isso não é verdade, isso é uma questão do meio em que vive, uma questão de caráter na minha visão

- Quais os fatos apresentados pelas professoras negam o que é divulgado pela mídia a respeito dos adolescentes infratores?

R: um dos fatos divulgados pela mídia é que todas as vezes que vemos na televisão algum crime cometido por menores temos a sensação de mais uma vez um crime não terá consequencias punitivas para esses menores, o que não é verdade. A verdade é que cada menor infrator será uma punido de acordo com a lei, de acordo com o crime cometido e sua idade.

- Quais as consequências de se aprovar a lei da redução da maioridade penal e qual o papel da escola e da educação sobre esse tema?

R: As consequências de se aprovar essa lei acredito que será a falta de oportunidade desses menores infratores, oportunidade por exemplo de se recuperar pois uma criança ou adolescente que esta em processo de formação, a partir do momento que forem colocados junto com outros, muito provavelmente não terá a oportunidade de se recuperar, ate porque a partir disso, automaticamente terá que se juntar a eles, a uma facção. O mais importante é que essas criança vivam num ambiente de amor, de respeito e que saiba também que tem que ter regras, tem que ter limites, isso é um deve tanto dos pais quanto dos professores, impor respeito e limites, porque dizer a palavra NÃO também é uma forma de amar, afinal ninguém nasceu para o crime.

Agora responda à questão proposta pela Profa. Maria Raimunda Vargas Rodrigues ao final do debate:

Você concorda com a redução da maioridade penal? A solução para a violência e infrações praticadas por adolescentes seria criar mais cadeias ou criar políticas públicas de educação e de assistência social mais justas?

R: Eu não sou a favor da redução da maioridade penal, sou a favor de mais educação, mais projetos sociais, mais escolas, tudo isso faz com que o aluno com mais tempo nas escolas e uma melhor educação não vai ter tempo para o crime. Não temos que construir mais cadeias, temos que criar projetos sociais, ajudar as familias que precisam que seus filhos fiquem em tempo integral nas escola, encontrem as mesmas para essas crianças não terem que ficar nas ruas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com