TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enem e suas contradições

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

   A cultura é fruto de determinado grupo envolto por diversas circunstâncias, sejam elas, políticas, econômicas, geográficas, religiosas... O produto cultural obtido pelo grupo liga-se aos fatores específicos disponíveis em sua civilização e não é determinante para sua classificação geral, ou seja, não é possível analisá-lo justamente sem pertencer ao grupo avaliado. Existem traços próprios de uma cultura que somente quem pertence a ela saberia dar sentido, por isso, não é válido classificar, nem comparar culturas.

Análise da cultura brasileira em relação ao Enem em um ponto de vista estrangeiro usando metáforas:

   Na Floresta Lisarb moravam muitos animais com características particulares. Embora habitassem no mesmo território, a divisão territorial era feita de acordo com as condições físicas específicas de cada animal. [pic 2]

   Os filhotes dos animais recebiam a oportunidade de aumentar a área de moradia da sua espécie em um desafio chamado “MENE”, em que demonstravam seu desenvolvimento físico obtido durante o período de adaptação à floresta. Para tanto, um animal superior se propunha a ir até a Floresta para aplicar o tal teste.

   Os animais-pais preparavam seus filhotes durante um longo período. Investiam em treinamentos com animais de outras espécies, intitulados de serosseforp, que já haviam enfrentado o tal teste e ampliado suas áreas através dele. Alguns animais-pais trocavam suas conquistas da caça pelos ensinamentos, enquanto outros, de condição física menos favorável, pediam ajuda ao animal superior, que oferecia alimento aos animais-serosseforp  que se disponibilizassem a treinar os filhotes dos animais-pais desfavorecidos.

   Após a aplicação do MENE, os animais-pais ficavam ansiosos, pois seus filhotes poderiam se transformar naquilo que eles nunca conseguiram: grandes latifundiários. Sabiam que esse desafio era complexo e dificilmente mais de uma espécie conseguia vencê-lo, mesmo após anos de preparação das demais espécies.

   No último ano, o desafio foi escalar uma árvore. Os pontos obtidos iriam variar de acordo com a distância que os animais saíssem do chão. Para conseguir aumentar sua área, deveriam estar distante do chão, pelo menos, 45 cm e essa distância seria proporcional ao aumento de sua terra em metros.

   Infelizmente, alguns filhotes não conseguiram atingir os 45 cm. Por coincidência e fatalidade, só os primatas foram capazes.

Considerações:

   Infelizmente, essa visão estrangeira não é tão distante de determinadas críticas brasileiras em relação ao Enem. Porém, o Enem já é uma característica da cultura brasileira na estância educacional e possui forte aceitação nacional, portanto, tem um sentido que somente os brasileiros sabem dar, mesmo em meio às minorias que o criticam dentro do país.

   Pessoas de outra cultura que não possuem um sistema educacional similar a esse, julgar-no-iam injustamente. O que a maioria dos brasileiros chama de oportunidade, seria visto pelos estrangeiros como injustiça.

   Sendo assim, uma cultura jamais saberá analisar a outra imparcialmente, pois as peculiaridades das convicções culturais interferirão na neutralidade do julgamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com