TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

        

Alberto Max Ribeiro Santos Júnior

Jamille de Jesus Vieira

José Anderson Vieira de Andrade

Josefa Thaís dos Anjos Fonseca

Tutora Externa: Romilda Carvalho Amaral Filha Reis

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED1821) – Prática interdisciplinar II

07/12/2017

RESUMO

O processo de formação de docentes é de fundamental importância para uma sociedade mais justa e igualitária. A profissão professor, assim como o processo de formação do professor passou a ser mais valorizada após a aprovação da LDB, a mesma proporcionou melhoria no que se refere a formação de docentes, no entanto os desafios ainda são vários e necessitam de uma melhor reflexão por parte de todos os setores que compõem a sociedade. Diante do que foi exposto esse artigo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a formação de docentes, abordando além de questões relativas à formação, os desafios presentes durante o processo formativo desses profissionais.

Palavras-chave: Docentes. Formação. Sociedade.

 INTRODUÇÃO

Tendo em vista a importância da formação do docente para a sociedade, este Paper tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre a importância da formação docente, abordando os desafios que envolvem essa profissão. Para alcançar esse objetivo foi utilizado como materiais de referências artigos científicos, sites, legislação, livros e publicações em encontros sobre essa temática.

Segundo Barretto (2015), “os professores são o terceiro subgrupo ocupacional mais numeroso no Brasil. Para atender aos 51 milhões de alunos da escola básica, existem por volta de dois milhões de professores, 80% deles no setor público”. Diante desses dados vemos a importância do professor para a formação de uma sociedade compostas por cidadãos conscientes de seu papel.

A formação de docentes sempre foi importante para toda a estrutura que compõe uma sociedade, uma vez que esses profissionais são os grandes responsáveis por passar um determinado conhecimento a todos os setores existentes, desde aquele que possui trabalhos que requerem menos qualificação até aqueles trabalhos que exigem uma qualificação mais especializada.

Quando se discute a formação de docentes não se deve focar apenas naqueles professores que compõem o quadro de profissionais responsáveis por ministrar aulas em cursos de graduações, deve-se estender a outras áreas, como as relacionadas ao ensino básico, uma vez que, de modo geral, todos são importantes para formação intelectual dos indivíduos.

Apesar de ser uma das profissões mais importantes, pois todos os cursos requerem a presença de professores como pré-requisito, ainda assim essa profissão tem sido pouco valorizada em muitos países, inclusive no Brasil, onde o professor não encontra condições apropriadas nas escolas para desempenhar seu papel.

Muitos são os desafios os desafios que acompanham a formação desses profissionais. Esses desafios vão desde a estrutura do curso aos quais estão matriculados, até quando esses profissionais saem do mundo ideal presente dentro das salas de aula das faculdades/universidades e se deparam com o mundo real repleto de obstáculos.

Os obstáculos enfrentados por esses profissionais são os mais diversos, desde questões da estrutura física das escolas públicas, principalmente, pois a maioria das escolas particulares possuem uma estrutura mais adequada para alunos e professores, até questões envolvendo aspectos intelectuais como qual melhor forma de abordar um determinado assunto, como tornar a aula mais atrativa etc.

Devido aos problemas que muitos professores enfrentam ao sair dos cursos de graduação, sugere-se que os mesmos procurem sempre cursos de atualizações (i.e., formação docente continuada), dessa forma poderão acompanhar as últimas tendências profissionais, a busca por cursos de especialização e afins é importante desde que, ao contrário do que ocorria em séculos anteriores, o dinamismo oportunizado pela globalização exige profissionais da educação mais dinâmicos e aptos a essas mudanças, devendo os mesmos integrarem a essas novas alterações.

2 A FORMAÇÃO DOCENTE

O ensinar não se limita apenas em transferir conhecimentos, mas também no desenvolvimento da consciência de um ser humano inacabado em que o ensinar se torna um compreender a educação como uma forma de intervir na realidade da pessoa e do mundo (FREIRE, 1996), dessa forma é reforçado que o profissional da educação tem um importante papel a desempenhar dentro da sociedade.

O professor, de modo geral, deve ser visto como alguém que aprende a aprender, alguém que pensa, forma-se e informa-se, na perspectiva da transformação do contexto em que atua como profissional da educação (DEMO, 2000). Assim, é importante ressaltar que a formação do docente está relacionada com a ideia de aprendizagem constante pois provoca no indivíduo inovação na construção de novos conhecimentos que darão suporte teórico ao seu trabalho diário.

A LDB adotou os termos formação de profissionais da educação e formação de docentes, ressaltando que cabe aos sistemas de ensino promover aperfeiçoamento profissional continuado, ou seja, a formação continuada passa a ser vista como algo de suma importância para o crescimento contínuo dos professores, promovendo uma atualização nos seus conhecimentos, tornando-o mais dinâmico.

Masetto (1994) aponta para algumas características relacionadas a formação do professor, a saber:

[...] inquietação, curiosidade e pesquisa. O conhecimento não está acabado; exploração de "seu" saber provindo da experiência através da pesquisa e reflexão sobre a mesma; domínio de área específica e percepção do lugar desse conhecimento específico num ambiente mais geral; superação da fragmentação do conhecimento em direção ao holismo, ao inter-relacionamento dos saberes, a interdisciplinaridade; identificação, exploração e respeito aos novos espaços de conhecimento (telemática); domínio, valorização e uso dos novos recursos de acesso ao conhecimento (informática); abertura para uma formação continuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com