TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pedagogo empresarial na sua pratica profissional

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 2

O PEDAGOGO EMPRESARIAL NA SUA PRATICA PROFISSIONAL

Segundo Santos (2004, p,4) “a pedagogia moderna, entre outras coisas, visa a preparar o pedagogo para atuação junto ás empresas de vários ramos”. De modo que o campo de trabalho do pedagogo vem se expandindo.

Com as grandes mudanças que vêm ocorrendo na área de recursos humanos, esse novo campo de trabalho vêm ganhando espaço dentro das empresas.

Portanto em função de toda essa mudança, surge à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa crítica e com ampla visão capaz de se adaptar às mudanças, ser flexível e que contribua de fato para o processo empresarial, com objetivos claros de apresentar forma prática e teórica a função da área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como a sua utilização para alcançar objetivos organizacionais.

A pedagogia empresarial faz uso de técnicas diferenciadas, e são aplicadas conforme as necessidades de cada setor. O pedagogo empresarial é como um instrumento de educação na empresa ele tem a capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional possui competência e qualificação para trabalhar na área de recursos humanos, sendo de sua competência transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamentos.

O que podemos observar é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto à gestão. Cabe a ele provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo ambos: o funcionário que quando motivado sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucros.

O maior patrimônio da empresa é o ser humano por esse motivo o foco maior é a gestão de pessoas. Nos últimos tempos os lideres estão dando mais valor aos seus colaboradores. Contudo, o pedagogo empresarial faz uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos e com competências para executar suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com