TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Friedrich Froebel

Por:   •  23/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

FRIEDRICH FROEBEL

Período e local em que viveu.

O período histórico estende-se de 21/04/1782 à 21/06/1852, tempo de vida do filósofo e educador alemão Friedrich Froebel, nascido em Oberweissbach, aldeia da Turíngia, principado de Swartzburg-Rudolstadt, Alemanha Meridional, e falecido em Marienthal, na Saxônia (Cambi, 1.999). (página 38).

Obras (Títulos dos livros).

A educação do homem.

Autobiography of Friedrich Froebel

The pedagogics of the Kindergarten

The mottoes and commentaries of Friedrich Froebel’s Mother Play

Mothers songs games and stories

Froebel’s letters on the kindergarten

Education by development

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS.

Os ideais de Froebel foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos foram banidos da Prússia. Embora sobre a influência de Pestalozzi, Froebel foi totalmente independente e crítico, formalizando os próprios princípios educacionais. Dizia ele: “Tudo é vivaz, tudo é atividade, prazer, alegria”. A sua formulação da noção do desenvolvimento e a organização de artifícios educativos para incentivar em algumas circunstâncias no desenvolvimento, Froebel dá importância nas aptidões das crianças. (páginas 37 e 38).

MANEIRA PELA QUAL AS CRIANÇAS APRENDEM.

Froebel acredita em uma força interna natural impulsionadora do processo de desenvolvimento. Entende também, que a evolução humana ocorre de modo gradual e contínuo, havendo interligação entre as diferentes etapas da vida.

A atividade e a ação são os primeiros fenômenos do despertar da vida da criança. Essa atividade e essa ação, são, na verdade, a expressão central do interno. “ Cada ser humano desenvolve a si, de forma auto-ativa e livre de acordo com a lei interna”. Implica não meramente que o aprendiz faça tudo por si, mas que poderá ser beneficiado somente pelo que faz, implica que todo tempo poderá ser ativo, que a atividade pode tomar seu interior em todas as fases do ser. (páginas 42 e 45).

CONCEPÇÃO DA CRIANÇA.

Froebel defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende do interesse de cada um e se faz por meio da prática. Para ele as brincadeiras são primeiro recurso no caminho da aprendizagem, não são apenas diversão, mas um modo de criar apresentações do mundo concreto com a finalidade de entende-lo.

PAPEL DO EDUCADOR

O educador é um profissional que acredita na educação, pois seu papel é o de sujeito que organiza as propostas de ensino e de aprendizagem para efetivar a mediação entre a criança e o conhecimento.

Na pedagogia Froebiana, a educação infantil não visa a aquisição do conhecimento, mas a promoção do desenvolvimento, a educação é vista como parte do processo geral de evolução pela qual todos os indivíduos estão unidos a natureza e fazem parte do mesmo processo. A educação é a realização do processo evolutivo no seu supremo estágio revelando-se no ser humano individual. Froebel contrapõe-se ao conceito de educação como preparação para um estado futuro a vida que a criança deve ser inserida não é a vida do adulto, mas a vida que a rodeia no presente. (página 46)

PAPEL DA MÃE E DO PAI.

Atento as relações interativas entre a mãe e a criança, Froebel entende que, a partir da influência recíproca no contato entre mãe e filho, desde o nascimento a criança já descobre a necessidade de sua mãe alimenta-la, e com o tempo ela vai descobrindo que sua mãe não é somente seios e assim começa a observar o mundo a sua volta e a perceber que precisa de outras pessoas para o seu desenvolvimento. A mães nomeia o efeito da ação da criança sobre os objetos ao verbalizar e criar condições para a compreensão do fenômeno de sua denominação, o pai em sua relação com a criança, chamando por sua força, cresce escalas com ele, com sua ajuda  é oferecido em múltiplas formas pelas brincadeiras com a bola.

Conexões internas e externas estão na base do sentimento de pertencer a criança a comunidade, a união entre a mãe, o pai e os irmãos, descobrindo depois que com o alto princípio com a humanidade, com Deus. (páginas 41, 51, 53 e 55)

PRINCIPAIS CONCEITOS.

O conceito de gliedganzes (membro-totalidade) e a lei das conexões internas fizeram-no valorizar, no processo educativo, a ação interativa: primeiro, entre a mãe e o bebê e, em seguida, entre o bebê e o pai, os irmão, os parentes e a comunidade.

Froebel concebe a criança como dotada de auto atividade, ou seja, pela ação, expressa intenções em contato com o mundo externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com