TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Froebel

Resenha: Froebel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Froebel percebeu a possibilidade educativa dos jogos e passou a utilizá-los. Passou-se a considerar as brincadeiras e jogos como uma forma de desenvolver e preservar a moralidade das crianças.

Ele foi um dos primeiros pedagogos da educação pré-escolar a romper com a educação verbal e tradicionalista de sua época. Propondo uma educação sensorial, baseada na utilização de jogos e materiais didáticos, que deveria traduzir por si a crença em uma educação natural dos instintos infantis.

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas:

- São brinquedos, atividades ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas e que não visam a competição como objetivo principal,  mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa. Existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.

Ele foi o primeiro educador que justificou o uso do brincar no processo educativo. Ele tinha uma visão pedagógica do ato de brincar. O brincar, pelo ato de brincar desenvolve os aspectos físico, moral e cognitivo, entre outros. A brincadeira era vista como a expressão dos sentimentos, necessidades e interesses da criança. Não basta para a criança estar em grupo para que ocorra a aprendizagem, o ensino ou o desenvolvimento. É necessário que ocorra interação entre os membros do grupo para que a aprendizagem ocorra. O adulto interfere nas atividades lúdicas para impedir situações de perigo, de risco, age também para garantir a continuidade da brincadeira, fornecendo um conhecimento que as crianças ainda não atingiram.

Dessa maneira a brincadeira é uma atividade onde as crianças assimilam e recriam as experiências dos adultos.

Froebel adotava, assim, a ideia contemporânea do “aprender a aprender”. Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos. as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática.

Alguns exemplos da contribuição de Froebel na construção histórica das atividades lúdicas são as brincadeiras de roda com musicas, ciranda cirandinha, se eu fosse um peixinho, etc. Estas brincadeiras ensinam as crianças a se relacionar e interagir com os demais para conseguir terminar o objetivo do final da canção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com