TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gabarito AD2 Sociologia da Educação 2015.2

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

ANEXO

Resposta da Questão 1

As ações afirmativas na escola possuem a importância central de atingir os grupos sociais específicos vítimas de discriminação, violência e exclusão, etc. O fato dos alunos virem com bagagens culturais diferentes faz com que essas ações afirmativas sejam necessárias para que haja a atenuação e equalização dessas desigualdades, visando a erradicação desta discriminação no ambiente escolar e social.

 

Resposta da Questão 2

A inclusão perversa mencionada na frase representa o fato da escola não valorizar totalmente a diversidade cultural dos alunos vinculadas à realidade dos mesmos, proporcionando propostas pedagógicas possivelmente apáticas e que não provoquem o devido interesse aos alunos. Realidades essas que envolvem o cotidiano e que não podem ser desconsideradas de maneira alguma pela escola, pois a partir do momento que a escola as considera, esse aluno fica mais próximo da proposta escolar e se torna incluso de fato na sociedade escolar.

Respostas da Questão 3

Exemplo 1 – Na perspectiva da forma cooperativa, podemos citar o trabalho de projetos na escola, como por exemplo, um projeto de astronomia envolvendo a construção e exposição do Sistema Solar, onde diversos grupos se cooperam e dividem as atividades pra construção e união do projeto. Diferente das formas individualista e competitiva, que necessitam da ação de todos e não apenas da ação individual para ser recompensado ou de um método educativo que vise a classificação e eliminação de candidatos, respectivamente.

Exemplo 2 - Na perspectiva da forma individualista, podemos citar o ano letivo e sua devida aprovação ou reprovação por parte do estudante, que necessita apenas de seus próprios bons resultados para obter a recompensa da aprovação e caso não consiga esses resultados, o mesmo ficará reprovado. Seu resultado não afeta os demais a sua volta e não depende da ação de outros para que o mesmo aconteça, como presenciado na forma cooperativa e diferente da forma competitiva, o seu resultado não é comparado com os demais pra se classificar em algum cargo ou modalidade.

Exemplo 3 – Na perspectiva da forma competitiva, podemos citar o vestibular, que é uma atividade em um caráter classificatório e eliminatório onde diversos estudantes competem entre si para obter vagas nas universidades de nosso país e necessitam de resultados melhores que os dos concorrentes para sua aprovação. Diferente das formas individuais e cooperativas, onde o resultado dos outros não interfere nos seus objetivos e não há a cooperação de nenhum grupo de alunos para a realização da prova, respectivamente.

Resposta da Questão 4

Podemos analisar pelas estatísticas mostradas no texto que a cultura escolar desenvolvida nas escolas privadas a respeito da aprovação de alunos está sendo de fato mais efetiva do que a das escolas públicas, desenvolvendo certos estereótipos de superioridade da rede privada, em questões relacionadas a um sistema de ensino mais elitizado, que proporciona desenvolver o aluno para vagas e oportunidades acadêmicas melhores que as camadas mais populares.

Resposta da Questão 5

É notável no texto a presença do estereótipo de que escolas privadas sejam obrigatoriamente melhor que as públicas, tanto no quesito estrutural quanto na proposta educativa e preparação dos alunos para o futuro, o que nem sempre acontece, pois o fator privado e público quando nos tratamos de qualidade de ensino possuem muitas variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com