TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gaudêncio Frigotto

Por:   •  17/4/2016  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho tem como objetivo especificar a educação na concepção de Gaudêncio Frigotto; visando as várias faces dentro da sociedade atual e, porém, num contexto histórico onde a mesma passa a existir como uma ideologia e objetivo de ser para todos e que dentre esse: passe a existir a acessibilidade ou não.

É curioso e, entretanto, causador de um certo estranhamento as dificuldades encontradas ainda hoje pela educação, haja visto que parte da mesma está associada entre a sociedade, estado com o intuito de governabilidade e participação da comunidade em geral.

Possível e passível de várias críticas Frigotto tem em sua mais explicativa assim como Freire a busca da educação; de modo a politizar e voltarmos para uma série de medidas necessárias e de possíveis perguntas a que devemos questionamentos atuantes e frequentes.

Não só uma educação de qualidade, mas a que mostra os direitos básicos de um cidadão, visão de mundo de modo a tê-lo na capacidade onde o mesmo adquiri leitura de seu ambiente familiar.

Notavelmente pode se dizer que a educação foi criada para pessoas a que possuem tempo livre; num contexto básico de ser una, igualitária e para todos..., entretanto ao viés da afirmação, se faz necessário a pergunta “Para quem”?

Mediante a essa pergunta tem-se propagado vários debates; mas indiretamente a escola nunca foi para todos como hoje, uma vez que essa não se manteve como atualmente e sim porque no contexto histórico social a mesma foi criada pela burguesia.

Ao longo de sua implantação nos anos 30 no Brasil, se tinha uma realidade adversa do que temos na atualidade. É certo que a realidade pesa na questão da educação no Brasil seja na Básica, Fundamental, Médio, Profissional ou Superior. Se vê uma falta de perspectiva em razão da questão também associativa do capitalismo ao visar o lucro imediato e não uma profissionalização e que prepare tanto para a vida e seus cargos que serão ocupados no espaço social, que mantenha no trabalho e que proporcione condições de manter-se no mercado exigente, explorador e mercantil.

Dando ênfase a educação, esse será o objetivo proposto aqui, o mesmo discutirá a educação em sua fase histórica, papel do educador, escola para todos e enfim a educação que todos nós procuramos ou queremos.

Sem deixar de entender o que tem sentido na sociedade com a educação e qual o seu papel na transformação do estado e a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com