TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infância e Suas linguagens

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

INFÂNCIA E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Francisco das chagas da silva Leandro

Diana Farias do Prado

Vanessa Araújo Ferrera

Leticia Freita do Nascimento

Francisco Julimar Soares

Tutor: Jackson pagoni

  1. INTRODUÇÃO

[pic 1]

Desde o seu nascimento a criança é envolvida em um universo de linguagens,dentre elas está a linguagem verbal que pode ser a partir das palavras que são usadas com o objetivo de mostrar o sentimento de carinho por pai, mãe, avós, tios e tias  de manera geral, todos que usam as palavras para se comunicar com a criança

Quando falamos em linguagens é comum retornamos a linguagem verbal e a escrita para o desenvolvimento infantil, alguns professores acabam priorizando estas duas linguagens, cabe ao tutor entender todas as linguagem para assim compreender melhor as crianças, através de novas experiências ou novas vivencias que ampliem seus conhecimentos, no sentido de compreender o processo psicológico da criança.

Para compreender faz-se necessário uma análise dos documentos relacionados aos direitos da ciança na educação infantil, seu entendimento garante a qualidade da educação para as crianças de forma que estes são sempre revisto e renovados por meio das múltiplas linguagens, de acordo com as necessidades social de cada criança que estão sempre em desenvolvimento.

Esse trabalho tem por objetivo analisar e relatar a infância e suas linguagens na educação infantil nas diferentes forma de aprendizagens.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

 

 

Afonso (2011) nos apresenta um resgate temporal com relação aos cuidados que eram dados as crianças recém-nascidas durante muito tempo. Elas  eram protegidas do contato das pessoas e do mundo, isso ocorria devido ao fato de se acreditar que as crianças precisavam ser protegidas, dos ruídos, das cores, da luz, dos som e das próprias pessoas pois essas interações podiam gerar prejuízo à saúde e o bem-estar físico e mental. Hoje sabemos que isso não trazia nenhum beneficio as crianças, sabemos que deixando elas desfruta de tudo isso, so lhe fará o bem, ao  brinca  a criança se desenvolve e aprende com  muita facilidade as abilidades motora e cognitiva.

Segundo Galvão (2008,p.69) wallon considera que [...] além do seu papel na relação como mundo físico (motricidade de realização), o movimento tem um papel fundamental na efetividade e também na cognição[...]”, ou seja, o movimento não consiste em apenas mover/mexer o corpo está além disso, é um processo do cognitivo e do emocional para se concretizar, pois ao movimenta-se a criança expressa sentimentos, emoções e pençamentos, ampliando as possibilidades do uso significativos de gestos e posturas corporas. O corpo da criança nos mostra vários tipos de linguagens, quando que algo, nos mostra indicando a onde esta, nos abraçando, transmite sentimento de amor.

Segundo melo(2015),p.25) Vygotsky “[...] construiu uma teoria que pudesse explicar a origem e a evolução da consciência humana, ou seja, a evolução das estruturas psicológicas superiores do homem em seu processo de dsenvolvimento”. Na consepção vygotskyana, é através da ligagem em contextos interacionais,que ocorre o desenvolvimento das estruturas psicológicas superiores.

Ao nascer a criança já tem sua linguagem é o seus jesto corporal de mostra quando está com fome ou sentindo dor quando esta feliz no diz com os sorrisos e quando esta assustada fica com o jesto de medo a criaça tem varias forma de nos mostra  suas linguagens.

 “O respeito á autonomia e a diguinidade de cada um é um inperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros’’(FREIRE,1996,P.66)

Vygostki(1987) compreender o fenômeno da linguagem como parte de signos criado pela sociedade ao longo da história e dentro de um contexto cultural e social, proporciona a mudança no desenvolvimento cultural da sociedade e que a caba moldando o próprio homem, que a cria. Nessa compreensão ,além da fala outras formas de comunicação e expressão podem ser consideradas cignos. Toda criança tem sua linguagem própria conforme seu meio cultural   mãe,pai,tio,tia parentes e amigos todos a sua volta contribui para que sua linguagem se torne própria.

A educação é,tabem, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulça-las do nosso mundo e abandoná-las a seus próprio recursos e, tampouco  arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum (ARENDT,2014,p.247)

Para Montessori(1965) a criança a partir dos três anos de idade já tem a capacidade de se torna-se independente, nessa idade é capaz de realizar pequenas tarefas sozinhas. Cabe ao tutor direcionar no caminho certo, para assim se tornarem livres e independentes.

Para que nossas crianças sejam independente no futuro, temos que ajudá-las a se tornarem, mostrando o jeito certo para fazer e deixando elas se expressar de diversas maneira para que nós possa ouvi-las e dessa forma entendê-las.

A proposta de MALAGUZZI(1999 ) ele nos mostrar que a criança tem todo o direito de ser ouvida e  que tem de ser estimulada de todas as formas, para suas linguagens serem a perfeiçoada cada vez mais.

(MALAGOZZI)  nos diz que para  nossas crianças  temos de oferecer a melhor da educação, para ele os professores tem que procurar entender a linguagem de cada crianças, primeiro tem que estuda-las  para poder ensinar.

LINGUAGENS  CORPORAL DA CRIANÇA

[pic 2]

Fonte:  http://pequenopolis.wordpress.com/

Fonte: http://pequenopolis.wordpress.com/ acesso em 15/11/2022.

A linguagem corporal das crianças é muito importante para o seu desenvolvimento e aprendizagem ao brinca a criança estimula habilidades importante para sua vida, brincando e aprendendo é esta linguagem corporal que todas criança tem, as linguagem faciais das crianças nos mostra quando está com medo, triste, feliz e etc. a escola tem um papel fundamenta nesse sentido com a ajuda dos professores, elas desenvolve melhor seus movimentos de linguagens corporal. O corpo da criança junto ao corpo de sua mãe ou pai cria uma  expressão de carinho e confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com