TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludoterapia

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.636 Palavras (19 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 19

FPA- FACULDADE POLIS DAS ARTES

ELOISA SACCUMANN

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

EMBU DAS ARTES

2015

ELOISA SACCUMANN

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção de Especialista em: Ludoterapia Ministrado pela Faculdade Polis das Artes, sob orientação do Prof.

EMBU DAS ARTES

2015


          RESUMO

Através de varias referencias bibliográfica tivemos a oportunidade de conhecer melhor a união entre a educação e ludicidade e assim poder trazer grandes contribuições no que se refere à formação da criança na alfabetização. Destaca o brincar como recurso pedagógico, abordando a brincadeira, o jogo e o brinquedo como instrumento facilitador da aprendizagem, e que através do mesmo cria-se formas prazerosas, nas quais as crianças interagem com o mundo e fazem suas próprias descobertas. É eminente que é enriquecedor o trabalho de forma interdisciplinar, que quando realizado por meio da ludicidade, envolverá vários conhecimentos de uma só vez. O professor ao escolher um jogo deve visualizar analisar e ressaltar o que almeja atingir, ao utilizar o jogo, como um instrumento de função educativa. Deixando evidente que o mais importante do que delimitarmos qual a metodologia que iremos usar, é oportunizar as crianças uma forma dinâmica e prazerosa de aprendizado.

 Palavras chaves: Alfabetização, Criança, Ludicidade.

RESUMO

Through various bibliographic references we had the opportunity to know better the bond between education and playfulness and thus able to bring great contributions in respect of the formation of the child in literacy. Highlights the play as a pedagogical resource, covering the game, the game and toy as an instrument of learning facilitator, and that through the same creates pleasant forms, in which children interact with the world and make their own discoveries. Is imminent that is enriching the work of interdisciplinary way, when carried out through various knowledge involved, playfulness at once. The teacher when choosing a game should show parse and highlight what aims to achieve by using the game, as an instrument of educational function. Making clear that the more important than robustness which the methodology that we use, is encouraging the kids a dynamically and pleasurable learning.

Key words: literacy, Child, Playfulness.


 INTRODUÇÃO

Considerando ser um grande desafio o de educar, e principalmente o de educar através do lúdico, e que embora o brincar sempre tenha feito parte do cotidiano infantil, nem sempre lhe foi dada a devida importância. Mesmo sabendo que a presença das atividades lúdicas vem desde os tempos primitivos, pois têm evidências disso através de brinquedos e brincadeiras infantis em várias culturas, criam-se muitas dúvidas e dificuldades em conviver com ludicidade dentro das instituições de ensino. Ao adentrar no ambiente escolar o aluno está cheio de expectativas e ansiedades em desbravar um universo novo cheio de mistério. Então cabe ao educador atentar-se às metodologias de ensino inovadoras, para que o interesse das crianças não se perca no vazio e se desestimule. Isso torna a ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de suma importância dando a flexibilidade com que pode ser desenvolvido o processo educacional, tornando as aulas mais produtivas.

 Olhando sob o prisma de que, o processo de construção é dinâmico e interativo entre aluno, professor, objetos de estudo e o meio. O professor ao utilizar o lúdico estará propiciando o prazer em aprender. Pensando em todos esses desafios e ao mesmo tempo tentando compreender melhor essa aprendizagem, principalmente na alfabetização veio a ideia do tema que é “A contribuição do Brincar com Recurso Pedagógico na sala de Alfabetização”.

Durante muito tempo, o brincar era visto apenas como recreação. Somente após muitos anos rompeu-se com esse pensamento e que assim atribuíram um valor especial e cognitivo ao brincar infantil. Revisão Literária Com o pensamento obsessivo de que a alfabetização se limita as quatro paredes da sala de aula e o método adequado põe o professor em conflito, frente à situação de que o número de crianças com acesso à alfabetização aumentou e que trouxe como consequência o fracasso escolar notável. Descobriu-se então, a prática falida e começou o discurso da culpa: aluno submetido carente, escola deficiente, máquina de reprodução das relações de poder. Professores mal pagos, má formação, profissionais incompetentes.

        INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

 Na perspectiva interacionista, percebe-se a importância das interações entre os alunos seu meio social. Partindo desse pressuposto teórico o educador torna-se mediador no processo ensino-aprendizagem. A prática pedagógica deverá propiciar aos alunos situações problema que estimule seu raciocínio lógico, enfatizando procedimentos lúdicos. A fim de promover mudanças significativas no contexto do aprendiz, bem como o todo que o compõe enquanto ser humano. Como enfatiza Jean Piaget:

 “Na vida social, como na vida individual o pensamento procede da ação e uma sociedade é essencialmente um sistema de atividades. É da análise dessas interações no comportamento mesmo que procede então a explicação das representações coletivas, ou interações modificando a consciência dos indivíduos”. (Piaget, 1973, p. 33).

 É pertinente, afirmarmos que a educação do ser humano vai muito além da transmissão de conhecimentos. E sim, a busca de apreensão dos mesmos numa perspectiva relevante ao seu aprimoramento intelectual, no qual a mesma dever ser dinâmica e constante, sob a reflexão de suas ações, como os afirma Almeida:

 “A ação de buscar e de apropriar-se dos conhecimentos para transformar exige dos alunos esforços, participação, indagação, criação, reflexão, socialização com prazer, relações essas que constituem a essência psicológica da educação lúdica”. (p. 29, 1995).

 A Importância de o Lúdico no Despertar da Criatividade O lúdico faz parte da vida humana em suas atividades cotidianas e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Sob este prisma, pode-se justificar a importante intervenção do trabalho lúdico, visando o desenvolvimento da criatividade, vindo à promover no ser humano a satisfação inerente ao trabalho lúdico, considerando-o um meio natural que viabiliza a criança explorar o mundo. Fazendo um auto avaliação, que o levará a conhecer seus sentimentos, suas ideias e seu modo de agir. Como diz Kishimoto, “é através da atividade lúdica a criança forma conceitos, seleciona ideias e estabelece relações lógicas.” (1992, p. 16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com