TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDOTERAPIA COMO INTERVENÇÃO PARA RECUPERAÇÃO INFANTIL INTRA-HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL DE MANAUS

Por:   •  16/3/2020  •  Artigo  •  3.005 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

LUDOTERAPIA COMO INTERVENÇÃO PARA RECUPERAÇÃO INFANTIL INTRA-HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL DE MANAUS.

LUDOTHERAPY AS INTERVENTION FOR INTER-HOSPITAL CHILD RECOVERY: A REPORT OF EXPERIENCE IN A MANAUS HOSPITAL.

LUDOTERAPIA COMO INTERVENCIÓN PARA LA RECUPERACIÓN INTERHOSPITALARIA DE NIÑOS: UN INFORME DE EXPERIENCIA EN UN HOSPITAL DE MANAUS.

Frank Jones Soares da Silva¹, Adrielly Gonçalves da Costa¹, Nathallya Castro Monteiro Alves², Antônio Alfredo de Araújo Alves³, Ellen Priscilla Nunes Gadelha³.

¹ Acadêmicos de enfermagem – Graduação de enfermagem - Faculdade Estácio do Amazonas,  ² Orientadora, docente da Faculdade Estácio do Amazonas, ³ Coorientador, coordenador, docente da Faculdade Estácio do Amazonas, ³ Coorientadora, coordenadora, professora da Faculdade Estácio do Amazonas.

RESUMO

Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pela temática, definir como a ludoterapia pode auxiliar na minimização da dor no processo saúde-doença na ala infantil, ao mesmo tempo explicar o que acontece no corpo da criança fisiologicamente durante a intervenção da ludoterapia. Metodologia: Relato de experiência em uma unidade pediátrica, na qual integrou um componente curricular do curso de graduação em enfermagem no terceiro período. Resultados: A enfermagem busca dentro de sua arte utiliza do lúdico como material intervenção hospitalar tornando evidente a melhora progressiva da recuperação infantil intra-hospitalar além de mostrar os efeitos fisiológicos na criança para uma melhor aceitação dos procedimentos hospitalares. Conclusão: O trabalho não só evidenciou os efeitos positivos fisiológicos com projetos lúdicos para a criança hospitalizada como também apresentam a metodologia e recursos disponíveis para a implantação e intervenções lúdicas no ambiente hospitalar.

Palavras - Chaves: Paciente; Recuperação; Criança; Intervenções.

ABSTRACT

Objective: To report on the experiences of the theme, to define how play therapy can help in minimizing pain in the health-disease process in the infant ward, while explaining what happens in the child's body physiologically during play therapy intervention. Methodology: Experience report in a pediatric unit, which integrated a curricular component of the undergraduate nursing course in the third period. Results: Nursing seeks within its art to use the playful as hospital intervention material making evident the progressive improvement of intra-hospital infant recovery and show the physiological effects in children for better acceptance of hospital procedures. Conclusion: The work not only evidenced the physiological positive effects with playful projects for the hospitalized child, but also presents the methodology and available resources for the implementation and playful interventions in the hospital environment.

Keywords: Patient; Recovery; Child; Interventions

RESUMEN

Objetivo: Informar sobre las experiencias del tema, definir cómo la terapia de juego puede ayudar a minimizar el dolor en el proceso de salud y enfermedad en la sala de infantes, mientras explica lo que sucede fisiológicamente en el cuerpo del niño durante la intervención de terapia de juego. Metodología: Informe de experiencia en una unidad pediátrica, que integró un componente curricular del curso de pregrado en enfermería en el tercer período. Resultados: La enfermería busca, dentro de su arte, utilizar lo lúdico como material de intervención hospitalaria, evidenciando la mejora progresiva de la recuperación infantil intrahospitalaria, además de mostrar los efectos fisiológicos en niños para una mejor aceptación de los procedimientos hospitalarios. Conclusión: El trabajo no solo evidenció los efectos fisiológicos positivos con proyectos lúdicos para el niño hospitalizado, sino que también presenta la metodología y los recursos disponibles para la implementación y las intervenciones lúdicas en el entorno hospitalario.

Palabras Clave: Paciente; Recuperación; Niño; Intervenciones

INTRODUÇÃO

Ludoterapia é considerada como uma estratégia de humanização utilizada por profissionais no contexto hospitalar, abrangendo atividades como desenho, pintura, modelagem e dramatização, o que possibilita à criança exteriorizar e manifestar seus sentimentos e imaginação.(1)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no uso das atribuições que lhe são conferidas [...] através da Resolução 547/2017 resolve: Art. 1º. Compete à Equipe de Enfermagem que atua na área pediátrica, a utilização da técnica do brinquedo/brinquedo terapêutico, na assistência à criança e família hospitalizadas. (2) Art.17: O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, [...]. Art. 18: É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Art. 70: É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Art. 71: A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.(3)

As estratégias lúdicas podem auxiliar a criança a expressar o que sente e pensa sobre suas experiências de vida, permitindo conhecê-las melhor. O brincar, para a criança, faz parte da formação de seu caráter, sendo um importante meio de comunicação e por meio do qual ela extravasa seus sentimentos de uma forma natural. Utilizando-se da fantasia e da imaginação para reinventar o mundo, como por exemplo: em um “faz de conta”, elas se mostram tranquilas e seguras, tendo o prazer e satisfação e não querendo parar de brincar.(4)

Quando o lúdico é usado como estratégica terapêutica, a imagem do hospital como um espaço solitário é desmistificada, passando a ser visto como um espaço mais humanizado e de interação, onde há vida, alegria, solidariedade humana e onde outras pessoas se encontram e trocam experiências.(5)

A internação hospitalar afeta notavelmente o estado psicológico, patológico da criança, levando-a ao medo e a altas taxas de estresse, criando assim uma situação que pode provocar uma grande sensação de abandono, afinal, esta tem que deixar sua casa, amigos e sua família, permanecendo em um ambiente estranho e quase sempre percebido como hostil. Muitas vezes seus pertences são retirados e, a ausência dos pais, devido a restrições médicas, é compreendida pela criança como abandono.(6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com