TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  13/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE GRADUAÇÃO - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA[pic 2]

        

MEMORIAL – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    GRADUANDA: ALINE SOARES MARQUES

         ORIENTADORA: Profª  Ma. DAYSE BENIGNA BERNARDO ARAUJO GOMES

SANTA MARIA-DF

2016[pic 3]

ALINE SOARES MARQUES

MEMORIAL - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Memorial - Trabalho de Conclusão de Curso,  apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade JK – Santa Maria, como requisito parcial para  a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª Msa. Dayse Benigna Bernardo Araujo Gomes.

SANTA MARIA-DF

2016[pic 4]

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente a Deus, por tudo, por me guiar e me dar força para superar todos os obstáculos que enfrentei na trajetória desse curso, e por ajudar a tornar real um sonho pessoal.

Aos meus familiares, que me apoiaram e compreenderam a minha ausência em momentos que eu não podia estar, em especial, aos meus pais Jordino e Rosangela, por fazerem parte da minha vida, por ficarem felizes em ver meu crescimento e lutando pelos meus objetivos. Ao meu esposo, César, pelo incentivo e apoio todos os dias, nos quais compartilhamos momentos bons e ruins, me animando quando estava desanimada e ajudando quando eu mais precisava, tanto financeiramente  quanto psicologicamente. Obrigada família, eu amo cada um de vocês!

A todos os docentes que passaram neste curso, pois cada um deixou algo especial, me dando base para tornar-me uma professora melhor. À  professora Mirian Daniella por as suas aulas serem tão proveitosas, em especial, na aula em que aprendi sobre Piaget, Vygostky, o que eu não tinha entendido em cinco semestres, e à professora Verinez Carlotta, pela sua tranquilidade e sabedoria.

Para a realização deste memorial quero agradecer à professora Dayse B. Bernardo, por sua paciência, compromisso, dedicação e determinação, pois quando a turma mais precisou, ela juntamente com a professora Miriam Danielle, trouxeram um norte para a turma, tranquilizando a todos nós.

Dedico esse memorial, primeiramente, a Deus por guiar meus passos.

Aos meus familiares, principalmente aos meus pais Jordino e Rosângela, por acreditarem  em mim.

Ao meu esposo Cesar Soares, que eu amo muito  e que me apoia em todos os momentos da minha vida;  para o meu sobrinho Danilo, que me faz sentir como se eu já fosse uma professora.

 Aos estudantes e escolas que me acolheram com todo o carinho, dando-me a oportunidade de conviver durante a trajetória dos meus estágios supervisionados. E, para a minha turma de Pedagogia, por tudo que nós já passamos.

                                                     Aline Soares Marques

”Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

                                                                                   

                                                                                                                     Paulo Freire

SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................................................. 7

2. Estágios Supervisionados I, II e III: síntese geral................................................. 9

3. Estágios Supervisionados I, II e III: análise crítica da experiência......................11

4. Considerações Finais..................................................................................................13

5.Referências Bibliográficas...........................................................................................14

INTRODUÇÃO

Este  memorial, que é uma exigência do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade JK- Unidade de Santa Maria-DF, tem como objetivo descrever as atividades da prática pedagógica em educação infantil, ensino fundamental e gestão escolar, de forma que, o docente em formação pudesse tanto refletir quanto experenciar, na prática pedagógica, a docência, bem como, compreender as ações da gestão escolar. Dessa forma, o Estágio Supervisionado propicia ao estudante a oportunidade de demonstrar  conhecimentos e habilidades adquiridas e, também, treinar as competências que já detêm sob supervisão de um profissional da área. (PCNs, 2002).

Além disso, o Estágio  Supervisionado também pode ser compreendido como uma parte integradora do currículo, a parte em que o licenciado vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com a sua família, com sua comunidade e com a instituição escolar. (ANDRADE, 2005). Assim, o Estágio Supervisionado “é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia”. (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 153). 

 O Estágio Supervisionado I torna-se imprescindível no processo de formação docente, pois ofereceu a oportunidade da observação, participação e regência em turmas de educação infantil, onde foi possível compreender a prática pedagógica, bem como, experenciá-la.  As atividades práticas na Educação Infantil (4 e 5 anos) envolveram atividades de: diagnose (cinco horas), observação e participação (quinze horas) e regência de classe (vinte horas), em um total de quarenta horas, por exigências acadêmicas do Estágio Supervisionado I deste curso.

Ademais, o Estágio Supervisionado II ofereceu a oportunidade da observação, participação e regência em turmas de ensino fundamental. As atividades práticas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que atende a faixa etária de 6 a 10 anos, envolveu atividades de: diagnose (5 horas), observação e participação (10 horas) e regência de classe (25 horas), em um total de quarenta horas, por exigências acadêmicas do Estágio Supervisionado II deste curso. O estágio no Ensino Fundamental é caracterizado pela importância de mínimas coisas, onde tudo fará sentido à vida do aluno, seja no escolar como em sua personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com