TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL COMTEMPORÂNEO PPAP – PRÁTICA E PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  6.313 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SANTOS CAMPOS-RANGEL

PEDAGOGIA 6°semestre

Alunas

Milena Pedrosa Ferreira Ra: D231561

Myllena Nicolucci Da Silva Ra: D236377

Quézia Assis De Senna Ribeiro Ra: N141484

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL COMTEMPORÂNEO

PPAP – PRÁTICA E PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Santos – SP

2019

Milena Pedrosa Ferreira Ra: D231561

Myllena Nicolucci Da Silva Ra: D236377

Quézia Assis De Senna Ribeiro Ra: N141484

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL COMTEMPORÂNEO

PPAP – PRÁTICA E PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Trabalho de PPAP: Projeto e Prática de Ação Pedagógica: Movimentos Socais No Brasil Contemporâneo apresentado   como   requisito avaliativo, orientado pela Prof.ª Florcema Bacellar.

Santos – SP

2019

Sumário

Introdução        4

O Movimento social        5

O movimento cívico        5

Conclusão        6

Referencias        6

Introdução

O presente trabalho relata a trajetória dos movimentos sociais no Brasil contemporâneo no período de 1964, período da ditadura militar até nos dias atuais. Por meio de atuações em rede, promoveu-se o empoderamento da sociedade civil no combate à exclusão social, daí surgiram os demais movimentos sociais, sendo eles: movimento cívico que foi da década de 1960 e 1970 da resistência ao autoritarismo de Estado; movimento cidadão década de 1980 e 1990 com afirmação/regulamentação de direitos; movimento institucionalizado na década de 1990 com a participação/negociação entre Estado e movimentos sociais; movimento cidadão critico, sendo um dos mais recentes abordos na década de 2000 com controle social pela cidadania.

Neste trabalho faremos uma reflexão sobre o Movimento Cívico na década de 1960 e 1970 que foi o da resistência ao autoritarismo de Estado, movimento social mais significativo pós-golpe militar de 1964. Abordaremos uma pesquisa bibliográfica para a realização no trabalho.

O Movimento social

O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).  

No brasil os movimentos sociais ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.

O movimento cívico

O movimento social cívico que aconteceu na década de 1960 e 1970 que foi a resistência ao autoritarismo de Estado, foi um dos movimentos mais significante pós-golpe militar. Surgiu a partir de várias iniciativas que envolvia um único objetivo, que era a resistência de segmentos das camadas populares e intelectuais e aristas. Denominado logo mais tarde como “movimento popular” que teve início do movimento estudantil.

O foco dos movimentos populares nessa época era a democratização do regime político e da sociedade. Desde o início da ditadura, o movimento estudantil foi um dos mais ativos, estabelecido nas principais cidades brasileiras, levando em 1968 a mobilização dos estudantes no Rio de Janeiro trazendo assim manifestações, “manifestação dos 100 mil” rejeitando à repressão estatal e as manifestações operárias com duas grandes greves. O governo deu retorno ainda mais repressiva a essas manifestações proibindo-as, ato institucional n° 5, que vigorou de 1968 a 1979.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com