TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx - “Será possível educar para a emancipação do homem, para livrá-lo de toda a opressão que o esmaga?”

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Marx diz que não há harmonia no sistema capitalista, sendo que a burguesia cresce à medida que explora a classe trabalhadora. Ele vê a sociedade como realidade, mas também a enxerga de forma utópica, ou seja, que não aconteceu ainda.

Se a sociedade verdadeiramente humana deve ser um dia uma sociedade sem exploração e opressão, é porque essa possibilidade já está dada, neste modo como a sociedade se apresenta, pois está sempre em movimento. Marx propõe um novo modelo de sociedade, o socialismo, onde a classe trabalhadora estaria no poder e eliminaria a burguesia, dessa maneira o socialismo iria triunfar.

Marx diz que o trabalho produz cultura, mas não o trabalho emprego que gera fonte de renda, mas um segundo trabalho, onde se descansaria daquele que é gerador de renda, dentro da ideia socialista onde todos saberiam várias funções, dessa forma se faria uma sociedade desenvolvida.

O sociólogo também diz que todos tem uma consciência individual e uma consciência de classe.

Quando fala-se em educação cada classe tem a sua consciência, classe dominante e classe dominada. Há uma dupla expropriação dos bens materiais e das ideias da classe dominada. “As ideias dominantes de uma determinada época são ideias da classe dominante.”

Para que uma nova ideia apareça é necessário um novo homem. Todo fenômeno aparece pela aparência e não pela essência e só se chega a essência através de uma reflexão profunda, sendo radical nesta reflexão e assim enxergar a raiz dos problemas. A classe dominante faz com que não se enxergue e não se entenda essa essência, mantendo a dominação pelas ideias com novas ideias forjadas, criando mecanismos para se manter no poder.

As crises acontecem quando o trabalhador não suporta mais o consumo para sustentar a burguesia. Podemos citar dois fatos q vemos a crise em diferentes perspectivas. No sistema feudal, quando servo planta o excedente e passa a vender essa parte. Num segundo momento passa a ter recursos para plantar em sua própria terra. Podemos citar a crise da bolsa de 29, onde foram criados novos empregos, através da construção civil e fazer a economia girar. No primeiro exemplo vemos onde a classe trabalhadora não suporta mais a

exploração do seu trabalho e encontra uma saída para a exploração. No segundo fato vemos como a classe dominante mantém sua dominação.

A classe dominante domina uma superestrutura de ideias, religião, educação, mídia e leis; mostrando assim que sua infraestrutura que seria a classe dominada, completamente alienada e explorada.

Mas então, como construir esse homem?

Para a construção desse novo homem que livra a consciência explorada, Marx defende uma educação Omnilateral, onde há uma educação pessoal, formal escolar e do trabalho manual, rompendo a formação das gerações futuras com a separação do trabalho manual do intelectual.

Se a criança não trabalha, não poderá se revolucionar, ter uma educação para compreender a realidade, aprender todas as funções e compreender o trabalho como um todo, aprender a operar as fábricas burguesas. A educação passa pela escola, pela fábrica e pela sociedade mas tudo ligado.

A educação pode ser usada para a alienação ou a libertação da classe opressora, por isso a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com