TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Aula 1

Por:   •  23/2/2016  •  Exam  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

  1. Após leitura da aula 01, entreviste dois alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental fazendo a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades que você encontra nessa disciplina? (cite pelo menos três). Emita também a sua opinião.

A matemática é uma disciplina que agrada a poucos, desde os tempos mais remotos ate os dias de hoje, pois esta é uma disciplina que causa algum descontentamento na grande maioria dos alunos. Numa entrevista que fiz, pude perceber que os alunos apresentam dificuldades em ler e interpretar problemas estando associados a pouca competência em leitura, não gostam de ter que decorar tabuadas para depois fazer ditados, também sentem medo de resolver exercícios na frente da sala de aula, pois quando faz errado o exercício diz que a professora briga com eles na frente dos colegas.
Eu, sou totalmente adepta da técnica sóciointeracionista, onde o conhecimento se constrói através da interação do aluno com o meio social, não só para a matemática, mas como todas as demais disciplinas devem ser passadas como conhecimento vivo, algo que seja real, dinâmico e que atenda as necessidades culturais de cada grupo social.
Apesar de ser uma técnica interessante, a apropriação da mesma no ensino público ainda caminha lentamente,isto porquê a rede pública de ensino têm em seu quadro de efetivos um grande número de professores que são defensores da matemática tradicional onde existe um conjunto de técnicas que devem ser repetidas e memorizadas. 

  1. Após leitura da aula 02, construa o jogo “nunca dez” e brinque com um grupo de crianças (pode ser numa sala de aula ou na vizinhança ou na família, etc.). Relate os resultados obtidos nessa experiência.

O jogo favorece e possibilita atuar no nível de desenvolvimento proximal do aluno, sendo compreendido em uma perspectiva dialética. E importante ressaltar que no trabalho com o jogo nunca dez, o professor interfere constantemente, com questões que possibilitem aos alunos estabelecer as relações e ultrapassar os dados empíricos propostos pela situação. Para compreender o sistema de numeração decimal, não é suficiente fazer as trocas entre as dezenas e as unidades, ou entre as dezenas e as centenas; é fundamental o processo de mediação que questione o aluno levando-o a pensar sobre as situações envolvidas, compondo e decompondo, estabelecendo as relações possíveis, que somente o material e o jogo não possibilitariam sem um processo de intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com