TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Pontos de Contato: Língua Portuguesa e Arte

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Área: Ciências da Natureza :  Disciplina: Matemática  Pontos de Contato: Língua Portuguesa e Arte  Série: 5ª série  do Ensino Fundamental  Competências:  Visualizar, reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as figuras geométricas. Habilidades: Distinguir figuras geométricas planas e não planas;  Distinguir corpos redondos e poliedros;  Reconhecer os elementos dos poliedros;  Perceber, em objetos do cotidiano ou em figuras geométricas, os conceitos primitivos da geometria; Tempo Estimado: 5 aulas

Desenvolver o hábito da apreciação de obras de arte e  de observação de elementos da natureza como formas de comparação e estímulo para o estudo da geometria;  Desenvolver e estimular a criatividade e a imaginação;  Valorizar o trabalho em grupo como modo de verificar várias maneiras de solucionar uma questão; Conteúdos:   Figuras bidimensionais e seus elementos;  elementos;  Conceitos primitivos de ponto, reta e plano; Aula 1ª

Apresentação de slide sobre o conteúdo (data show). Assistir o clipe de música  ,durante   a apresentação utilizar as formas geométricas presentes no clipe. Propor reflexão sobre a letra da música. Antes de ouvir a música solicitar que os alunos pesquisem no LIED sobre vida e obra do autor da musica.

Propor  aos alunos que, em grupos, façam a ilustração da música. Coloque a disposição deles material para que utilizem de toda a criatividade. Expor os trabalhos na sala de aula ou no pátio da escola .

Solicitar aos alunos que tragam para a próxima aula embalagens / caixas vazias de diferentes formatos. o Solicitar aos alunos que façam anotações sobre pontos importantes das figuras bidimensionais e tridimensionais presentes nas embalagens e nos sólidos de acrílicos. o Comparar sólidos geométricos de acrílico com as caixas que os alunos trouxeram de casa .

Visitar o laboratório de informática, e no programa Tox  Pint., realizar desenhos utilizando as formas geométricas estudadas e outras.  Propor aos alunos que, em grupo, confeccionem  maquetes com utilização de formas geométricas, preferencialmente de sucata, embalagens, etc., para participar de uma exposição e concurso, que observará os seguintes critérios: criatividade, utilização de formas geométricas e beleza  Solicitar aos alunos que trabalhem com produção de poesia utilizando as formas geométricas  estudadas.

Realizar exposição dos trabalhos dos alunos para visitação da comunidade escolar e da família.

Avaliação: Os alunos foram avaliados de forma contínua,  Avaliação:  durante todas as atividades e também através de relatórios em grupo, relatório individual e apresentação verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com