TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Por:   •  13/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Alba Regina Ferreira

RGM: 16142039

Polo: CCBEU – Sorocaba

 Breve História dos Movimentos Sociais no Brasil.

Na história do Brasil, podemos observar desde o começo do século XVIII, diversas lutas sociais impulsionadas pelo desejo de libertação da metrópole, estes primeiros movimentos eram liderados exclusivamente pela população mais abastada da província, a grande elite intelectual.

Nos anos seguintes muitos movimentos surgiram por todo o país, sempre impulsionados pela libertação e contra os exorbitantes valores cobrados pela coroa Portuguesa ao povo brasileiro; Estes acabaram em sua maioria através de delações de membros de seu próprio movimento e geraram punições violentas, geralmente com o enforcamento em praça publica de seus integrantes apontados como os lideres.

O começo do século XIX foi um período marcado por diversas lutas importantes para o desenvolvimento da cidadania, esses movimentos apresentaram como característica aliança fraca e contraditória entre seus integrantes, não permanecendo assim muito tempo no poder, e eram sempre mortos pelas forças imperiais.

Após a independência as lutas continuaram em busca de uma Constituição e pela inclusão do povo na participação do governo.

Já na segunda metade do século XIX, as revoltas aconteceram para reivindicar a libertação dos escravos, auxilio mutuo e das lutas contra o fisco, tendo o apoio da população; Sendo precedido pelo Movimento Republicano, que defendia a queda da monarquia e a implantação da Republica.

A partir do século XX as lutas tornaram se de cunho urbano, desde reivindicações operárias, lutas cívicas e também movimentos por questões ambientais, começando nessa época os movimentos políticos, compondo um novo cenário para o povo brasileiro.

No período de 1964 - 1974 aconteceram um dos mais marcantes cenários de lutas vividos no Brasil, a Ditadura Militar, uma fase marcada por grande repressão ostensiva contra qualquer liberdade de imprensa. Foi uma época marcada por lutas de resistência que eram reprimidas com muita violência, prisões contraditórias, torturas e perseguições.

Após quase duas décadas de indicações militares para governantes do país, o povo conseguiu obter o direito do voto, e escolher seu governante através de eleições diretas.

Os anos de 1980 e 1990 foram, apesar de perdas na economia, um período positivo em termos político e cultural, onde ocorreu um movimento chamado do povo, que marcou o poder do povo em reivindicar seus direitos; Com a união de diversas classes sócias, intelectuais e cidadãos desfavorecidos, saíram às ruas para exigir o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.

Podemos observar ainda nos dias atuais o quanto tem sido importante no desenvolvimento do nosso país essas lutas e movimentos orquestrados em busca de alguma reivindicação que não está sendo aceita pela grande maioria.

Enquanto educadores, devemos mostrar de forma contextuada e expressiva, todos os caminhos que nosso povo passou para que hoje pudéssemos viver em uma sociedade igualitária e mais justa. Podemos através do nosso passado rico em lutas, incentivar nossas crianças e adolescentes a lutar por seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com