TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo e diversidade nas escolas, as dificuldades experimentadas pelos professores na vida cotidiana

Seminário: Multiculturalismo e diversidade nas escolas, as dificuldades experimentadas pelos professores na vida cotidiana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA 1ª SÉRIE

MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE

LORENA MARQUES DA CRUZ RA: 8742983734

Anápolis, 04 de Abril de 2014.

LORENA MARQUES DA CRUZ RA: 8742983734

DESAFIO PROFISSIONAL ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Anápolis, 04 de Abril de 2014.

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o multiculturalismo e a diversidade nas escolas, as dificuldades que os educadores encontram no seu dia a dia coma pluralidade âmbito escolar, e o que foi feito politicamente pra amenizar essas situações.

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ao as diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN9394\960 Atendimento especializado aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidade preferencialmente na rede regular de ensino. Considerações étnicas raciais.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Os currículos de educação infantil devem ser complementados, em cada sistema de ensino, por uma parte diversificada, exigida pelas as características regionais e locais da sociedade da cultura e da economia dos educandos.

Referencial Curricular Nacional para

Educação Infantil vol. 1 Contribuir para o planejamento e desenvolvimento e avaliação de praticas educativa que considere a pluralidade e diversidade étnica, religiosa de gênero, social e cultural das crianças brasileiras.

TÌTULO: COMEMORAÇÃO DO DIAS DOS PAIS NA ESCOLA CASA DO SOL

DISPONÍVEL EM: WWW.YOUTBE.COM

ACESSO EM: 10\04\2013

Uma apresentação voltada para interação entre pais e filhos, essa escola trabalhou de forma grandiosa a diversidade e o multiculturalismo, pois estavam ali presentes pais de todas as idades, etnias e religiões voltadas para o bem maior que e a família.

Os pais interagiram o tempo todo, pois Eles que apresentaram o teatro à dança, as crianças com isso aprendem a lição que a diversidade e a pluralidade estão presentes no nosso dia a dia,

No final as crianças apresentaram uma linda musica aos homenageados, mostrando ali que da pra conviver sim com as diferenças físicas e mentais e que a inclusão já e uma realidade.

Desenho visualizado por você. Aspectos que pode ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

Uma senhora cadeirante. Deve se trabalhar as questões de acessibilidade. Reafirmar que a condição física não limita estes indivíduos é de capazes de trabalhar e estudar, educar os filhos ler e escrever e desenvolver varia atividades.

Duas mulheres de mãos dadas. Trabalhar a diversidade de gênero, que a condição sexual e uma questão de escolha e que se deve respeitar mesmo não sendo convencional.

Uma família negra. Trabalhar a diversidade étnica racial, a importância dos negros, suas heranças na nossa cultura. A riqueza da cultura africana. e que não se podem julgar as pessoas pela cor da sua pele.

Um idoso de joelhos com uma bíblia. Trabalhar multiculturalismo das religiões que devemos respeitar as crenças das pessoas, indiferente que seja a mesma que as nossas. Respeitar os idosos, pois são dignos de respeito por terem uma idade avançada e já serem tão indefesos.

Uma criança com síndrome de down Trabalhar a inclusão nas escolas, que essas pessoas mesmo sendo portadores de uma diferença física e mental, são capazes de aprender, e tem o direito de freqüentar uma escola regular.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

É fundamental que pais e educadores conheçam a legislação para lutarem pelos direitos de seus filhos e alunos, não aceitar alunos com deficiência e crime, as escolas tem que oferece atendimento especializado no ensino regular, mas deparamos com educadores despreparados e escola totalmente sem condições de receber essas pessoas falta estrutura, nenhuma acessibilidade.

O multiculturalismo e a diversidade estão presentes até mesmo em nossas casas, a configurações dos relacionamentos amplia o conceito de família, hoje já não temos mais família convencional, as mudanças na legislação a facilitou às separações, hoje as crianças tem mais gente cuidando delas, mais 84% ainda o convencional. Mais as famílias formadas por casais do mesmo gênero, por esse motivo as escolas estão criando o dia família, abolindo o dia dos pais\mães, pois a escola tem a responsabilidade de desnaturalizar modelos e aceitar a diversidade, mais não ignorando a o perfil das famílias brasileiras.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: HTTP://portal.mec.gov.br

LE I N 9394\1996: HTTP: WWW.planalto.gov.br.

WWW.youtube.com.br

HTTP: revista. Escola. abril.com. BR

LEI N 10639\2003: WWW.PLANALTO.GOV.BR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com