TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Alfabético

Artigo: Método Alfabético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODO ALFABÉTICO

O método alfabético é uma forma antiga de ensino que tem sido considerada ultrapassada e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, não é recomendado iniciar o processo de alfabetização com esse método.

Também conhecido como soletração, o método alfabético consiste em associar a escrita e fala; Com esse método a criança começa a decifrar as palavras, forma sílabas e depois consegue ler facilmente. É considerado um método ultrapassado por que é necessário o uso de cartilhas que mesmo sendo uma forma antiga de ensino a alfabetização torna-se fácil tanto para o aluno quanto para o professor.

Embora seja um método considerado ultrapassado, é de fácil entendimento e até pessoas que tem menos conhecimento conseguem ensinar com ele. Por ser repetitivo e muito ilustrado, os Parâmetros Curriculares Nacionais desconsideram este método. Outra falha que ajuda na descredibilidade do método está relacionada com a dificuldade de associação ao juntar as sílabas na formação das palavras, ou seja, a ortografia é um pouco prejudicada.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

São utilizadas as seguintes formas para o entendimento da criança:

C+A= CA, S+A= SA que forma CASA;

G+A= GA, T+O= TO que forma GATO;

L+A= LA, T+A=TA que forma LATA...

Seguindo este pensamento as crianças começam a formar palavras e logo estarão formando frases e estarão aptas á ler histórias. Mas, devido à repetição contínua o método torna-se tedioso. Devido à facilidade na associação entre as imagens e a fala, a prática escrita fica sem lógica, pois a criança sabe a palavra, mas na hora de escrever ela se atrapalha e confunde a ordem das letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com