TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nataçao flutuação e meio de adaptação

Por:   •  16/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  16.114 Visualizações

Página 1 de 4

                                                 FLUTUAÇÃO

A primeira fase para pode se sentir à vontade dentro da água é aprender a nadar. Se você seguir as leis naturais da flutuação e da propulsão , poderá nadar facilmente em qualquer  posição .

Mesmo os estilos de nado mais complicados envolvem somente essas duas habilidades , primeiro você flutua e , segundo você adiciona movimentos de propulsão para se movimentar de um lado para o outro .

A flutuação é a base de toda a natação , somente 3% da população tem uma musculatura tão pesada e uma capacidade pulmonar tão limitada que , quando seu corpo é imerso na água acaba por afundar .

Três importantes elementos controlam a capacidade de flutuar :

* Controle de respiração ( quantidade ) .

* Posição do corpo ( equilíbrio ) .

* Relaxamento .

Para o ensino da flutuação , é indispensável considerar alguns princípios da mecânica dos fluídos :

Princípios de Arquimedes ’’: o peso do volume da água deslocado é igual ao peso do corpo que flutua nela . Por exemplo , o corpo que tem 50 kg de massa e um peso de 500N , desloca também 500 N de água .

Empuxo ’’ : quando um corpo está imerso em um líquido em repouso sofre um empuxo para cima igual ao volume por ele deslocado . Em outras palavras , na água , o empuxo empurra o corpo para cima , da mesma forma que em meio terrestre a força da gravidade puxa o corpo para baixo .

A flutuação se divide em algumas partes :

  • Densidade
  • Empuxo
  • Força da gravidade
  • Volume
  • Massa
  • Divisibilidade

A flutuação é um fenômeno físico ,dependente da densidade do corpo que está imerso na água. Tudo o que tem densidade menor do que a densidade da água flutua e tudo o que tem densidade maior do que a da água afunda. Desta forma ,a composição corporal interfere bastante na capacidade individual para flutuar .O corpo humano é composto basicamente de ossos ,músculos ,e gordura. Ossos e músculos são mais densos do que a água ,portanto , pessoas com estrutura óssea grande e/ou grande quantidade de massa muscular  e baixa porcentagem de gordura corporal apresentam maior dificuldade para flutuar . Por outro lado a densidade relativa da gordura é menor do que a da água faz com que pessoas obesas flutuem com maior facilidade .

Kreighbaum e Bartheis (1996) indicam algumas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar a flutuação :

Aumentar a área de contato do corpo com a água: em posição horizontal com pernas e braços afastados flutua-se mais do que com as pernas unidas e os braços junto ao corpo .

Manter oxigênio nos pulmões: como a densidade relativa do ar é menor do que a da água , ao encher os pulmões de ar , a densidade relativa do corpo diminui flutua-se com maior facilidade .

Relaxar a musculatura: a tensão muscular aumenta a densidade do corpo , fazendo com que ele ´´ afunde`` mais rápido .

Podemos flutuar em decúbito ventral , decúbito dorsal e grupada

FLUTUAÇÃO GRUPADA: nesta flutuação o corpo fica em posição fetal, ou seja , com os joelhos dobrados , bem próximos ao peito , como se fosse um bebê dentro da barriga da mãe .A flutuação grupada é muito importante para voltar à posição em pé, pois ao executá-lo o nosso metacentro (o quadril ,que é o nosso centro do equilíbrio ). A flutuação grupada facilita e torna mais rápido à volta à posição em pé , pessoas que tem medo de água sempre apresentam desequilíbrio quando andam dentro dela , e deitar-se na água é um grande obstáculo pois a grande preocupação é a de não conseguir retornar a posição em pé . Nosso corpo dentro da água se comporta de maneira diferente ao que estamos acostumados , a pressão , turbulência , e todas as propriedades da água faz com que precisemos conhecer o meio líquido para saber se comportar dentro dele .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com