TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não formal

Por:   •  6/6/2015  •  Tese  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Educação não formal x educação formal. Intervenção pedagógica em ambientes não escolares.

Existem três tipos de educação: a Educação Formal, a Educação não formal e a educação informal.

A educação formal educa o cidadão dentro de uma metodologia e confere algum tipo de certificação.

A educação informal agrega valores e cultura própria.

A educação não formal diferentemente da educação formal não confere nenhum tipo de certificado, também não segue nenhuma metodologia e nem se aprende em ambientes específico como acontece nas escolas.

O processo de ensino na Educação não formal se dá através do convívio com outras pessoas, o outro exerce o papel de educador.

Este processo de aprendizagem ocorre no dia-a-dia, no caminho para a escola ou trabalho, em uma conversa informal ou uma visita ao museu por exemplo. Neste convívio acontece uma troca de saberes e experiências que pode ser passado de pessoa a pessoa.

Geralmente a Educação não formal possui uma intencionalidade de ação, ela também pode ser ensinada independentemente de idade, sexo ou religião, pois procura formar o cidadão para o mundo livrando-o de preconceitos.

A Educação não formal não pode ser a única a ser ensinada ao cidadão, pois ela complementa a Educação formal.

Por ser o outro o agente no processo de educação e não ter metodologia especifica as pessoas comuns como pais, amigos, colegas de trabalho tornam-se os educadores transmitindo seus conhecimentos e suas experiências.

A Educação não formal educa o cidadão para o convívio em sociedade, também o capacita para o trabalho, ensinando-lhe valores políticos, morais, sócio-culturais.

Sua meta é informar e formar o cidadão política e sócio-culturalmente, desenvolver laços de pertencimento e fortalecer grupos coletivos, também ajuda na valorização de si próprio levando o individuo a se reconhecer como igual aos outros descartando assim os preconceitos.

Através da Educação não formal o individuo aprende a reconhecer o mundo em que vive, assim obtendo respostas para seus questionamentos.

A Educação não formal esta para todo individuo que viva em qualquer tipo de sociedade ensinando-o a viver melhor e mais dignamente.

Bibliografia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com