TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço Lúdico da Criança

Por:   •  24/2/2019  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

BRINQUEDOTECA ARENA HEROES

O Espaço Lúdico da Criança

Coordenadora Fernanda

Início: Março de 2019

Término: Dezembro de 2019

Resumo

O Projeto Brinquedoteca: é um espaço de vivências e convivências no projeto de extensão da Educação inicial e Alfabetização, que tem como subprojeto Música e Instrumentos musicais, Artes Marciais e descobrimento de novos atletas mirins. Esse espaço esta sendo criada na intenção de aprimoramento e desenvolvimento na educação infantil.

A brinquedoteca surge na necessidade de um espaço, onde a criança possa se envolver socialmente e vivenciar atividades em um ambiente totalmente lúdico. Com o intuito de valorizar o brincar o espaço se faz como uma ação interdisciplinar. O projeto contém três dimensões: apoiar universitários da área de pedagogia, ensino, pesquisa. Assim esse projeto visa dar continuidade ás atividades do laboratório de material alternativo na fabricação de brinquedos educativos.

Apresentação

A ideia de brinquedoteca surgiu em1934, em Los Angeles, com o serviço de empréstimo de brinquedos. Em 1963, na Suécia surgiu à primeira ludoteca e tinha como objetivos além dos empréstimos de brinquedos, a orientação de pais de crianças excepcionais. Em 1967, foram criação na Inglaterra as Toys Libráreis, biblioteca de brinquedos, onde as crianças podiam escolhê-los e leva-los para casa. Já no Brasil o primeiro reflexo desse movimento surgiu em 1973, com a inauguração da ludoteca da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no entanto a primeira brinquedoteca só foi criada em 1981 na escola de Indianápolis São Paulo, atendendo diretamente ás crianças e dando prioridade ao ato de brincar (Azevedo, 2004).

O projeto da brinquedoteca da ARENA HEROES, nasce da influência de três ações Educação, Esporte e Artes Musicais, que envolveram docentes e discentes. A primeira ação, diz respeito criação da brinquedoteca Arena Heroe, que será desenvolvido no ano de 2019, onde buscaremos um espaço destinado a brinquedoteca para ajudar no processo de ensino aprendizagem nas matérias em dificuldades dos discentes de primeiro ao quinto ano, onde na diagnose dos cursos em questão está sendo encontrado a maior dificuldade no alfabetizar as crianças onde muitas delas estão indo para as séries seguintes sem saberem ler, somar, multiplicar, dividir, diminuir.

A segunda ação refere-se a estudos feitos nos grupos sociais de professores que lecionam em escolas públicas , onde o índice de violência estava sem controle, o desinteresse na aprendizagem está sem estímulos, sendo assim feito uma diagnose para detectar o problema na educação nas séries iniciais o Projeto Arena Heroe, chega-se à conclusão que temos como combater o índice de analfabetismo, onde as crianças estão indo para as demais séries sem saberem ler, somar, multiplicar, dividir, diminuir ,e o esporte / brinquedoteca irá minimizar apoiando a educação através do ensino de artes marciais e do lúdico, a linguagem e o movimento como dimensão do desenvolvimento infantil onde abordaremos os estudos teóricos, sócio- antropológicos filosóficos e psicológicos do brincar e do praticar um esporte. O estudo das características semelhantes e diferenças entre o jogo, o jogo didático e o material pedagógico, além do estudo de brinquedos e brincadeiras e os diferentes tipos de brinquedotecas, será uma junção perfeita educação e esporte.

No segundo semestre de 2019, será para a montagem da brinquedoteca com a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com