TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estético e o Poético das cantigas de roda

Por:   •  23/4/2015  •  Seminário  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Estadual “Emílio de Menezes” - Ensino Fundamental, Médio e                   Normal.                                                                                       [pic 1][pic 2][pic 3]

  Rua Quíscalo, 185 - TeleFax: (043) 3251374

CEP 86.700-445 - Arapongas – Paraná           e-mail:  apsemiliomenezes@seed.pr.gov.br

        [pic 4]

GABRIELLA BRITO OLIVEIRA

MARIANA SANTANA RODRIGUES

O ESTÉTICO E O POÉTICO DAS CANTIGAS DE RODA – ESTUDO DO LIVRO: CANTIGAS DE RODA

[pic 5]

ARAPONGAS[pic 6]

 2014

GABRIELLA BRITO OLIVEIRA[pic 7]

MARIANA SANTANA RODRIGUES

O ESTÉTICO E O POÉTICO DAS CANTIGAS DE RODA – ESTUDO DO LIVRO: CANTIGAS DE RODA

Trabalho exigido pela disciplina de Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, ministrada pela professora Maria Teresinha Golon Marchi. Este trabalho foi realizado pelas alunas Gabriella Brito Oliveira, nº7, e Mariana Santana Rodrigues, nº10, e é requisito para nota parcial da disciplina para o 1º trimestre.

ARAPONGAS

2014

SUMÁRIO[pic 8]

  1. INTRIDUÇÃO ....................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO ......................................................................................4
  3. CONCLUSÃO ...................................................................................................7
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................8

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com base no livro “Cantigas de Roda: o estético e o poético e sua importância na educação infantil”, escrito pela professora Maria Audenôra das Neves Silva Martins.

O objetivo da pesquisa contida no livro, é coletar informações que solidifiquem argumentos científicos, mostrando que as cantigas de roda são poemas com valor estético e poético na sua essência e como tal justifica-se sua presença na cultura lúdica da criança e sua utilização na educação infantil.

Primordialmente, se faz necessário a compressão de alguns preceitos: Estética, vinda do grego, significa sensação e dentro da Filosofia, é uma teoria geral da sensibilidade e das formas puras do sentimento, tendo por objetivo o Belo; o termo poético define a essência da poesia, enquanto a poética se detém na aparência do texto.

  1. DESEVOLVIMENTO

Conceituar as cantigas de roda como poesia ou poema não é tarefa fácil devido às várias ideias existentes sobre elas.

O poema, do grego poiema, significa o que se faz, e está naturalmente vinculada à poesia. Considera-se poema toda composição de índole poética. Entretanto, isso pode ser considerado apenas uma tendência já que existem poemas sem poesia e a poesia pode surgir em um romance ou conto.

A poesia, do grego poíses, significa a ação de fazer, criar alguma coisa. A poesia exprime-se por metáfora, tomada no sentido genérico de figuras de linguagem, isso é, significantes carregados de mais de um sentido, ou conotação.

As cantigas de roda como poemas, tratam de composição de índole poética, ou seja, têm uma propensão natural que inspira encantamento através do seu enredo. A criança vê no texto das cantigas de roda a materialização verbal de um objeto sensível escrito por um poeta. São poesias porque despertam o sentimento do belo e seu caráter comove e eleva a alma (MARTINS, 2012, p. 43).

Assim, caracterizamos a poesia em quatro modalidades: a beleza, a grandeza, a novidade e a antiguidade.

As cantigas de roda, enquanto poesia, constituem-se como objetos/situações transitivos, onda se lança um estímulo(poesia) para o receptor (crianças) que expressa uma resposta estética: a aparência (beleza e feiura), magnitude (grandeza e pequenez) e duração (novidade e antiguidade).

A beleza é o aspecto mais sedutor do ser, o belo produz uma sensação de prazer na criança que brinca. A grandeza é o aspecto mais afirmativo do ser e se manifesta no seu raio de alcance e envolvimento, de tensão e grau de penetração.

A novidade é o aspecto mais universal do ser e está no permanente fascínio que o novo exerce no homem, já que as cantigas de roda, em sua maioria, são desconhecidas pelas crianças e trazem acréscimo quando elas brincam.

A antiguidade, assim como a novidade, é universal pelo fato de todos os seres humanos tenderem a ela, já que as cantigas de roda têm um passado, foram produzidas e transmitidas à posteridade.

Neste livro, as cantigas de roda estão respaldadas na Estética Axiológica e na Semiótica.

Na Estética Axiológica a sensibilidade ao Belo depende dos valores do sujeito, portanto os valores devem ser relativos. O respaldo na Semiótica se dá por considerar as cantigas de roda como objetos estéticos e que contém signos básicos.

A relação com Estética Axiológica está no fato das cantigas de roda, em cada época e contexto diferentes, servirem de forma distinta à sociedade. Quanto à Semiótica, a relação se desenvolve na interpretação da função sígnica tanto no plano da expressão quanto no de conteúdo.

A poesia possui ainda três concepções distintas, porém fundamentais: a poesia como estímulo emotivo; a poesia como verdade e a poesia enquanto modo privilegiado de expressão linguística.

A concepção da poesia como estímulo emotivo se dá no fato de supor a participação emotiva do receptor, já que todos temos necessidades emotivas.

A concepção da poesia como verdade e tendência à imitação está no fato da poesia captar a essência necessária das coisas porém não representar as coisas realmente acontecidas, mas as coisas possíveis (verossimilhança e necessidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com