TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Alfabético

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

TEMAS

CARACTERITICAS

Surgimento da leitura e da escrita na Antiguidade

A escrita é um fato social, daí a necessidade de ser conhecida pelos sujeitos sociais, a escrita se constitui como um sistema de formas gráficas, figurativas ou não, para representar palavras ou frases.

Saber ler o que os símbolos significavam e ser capaz de escreve-los. O surgimento da escrita se deu na Suméria Egito China 3.300 a.C à 1.500 a.C, todos os demais sistemas de escrita se nortearam a partir de outros sistemas.

Como era o processo de alfabetização na Antiguidade

Aprendia-se ler e escrever lendo algo já escrito e copiando. O processo de alfabetização, o aprendizado da leitura era feito a partir de cópia, memorização do que foi lido, aprender a ler era para lidar com o comercio, e ler obras religiosas, ler era decifrar a escrita a partir da linguagem oral.

A alfabetização acontecia em casa, não era uma atividade escolar.

Ênfase dada pelas primeiras cartilhas escolares até cerca de 1950

O aparecimento das cartilhas no sec XV e XVI. Criação da imprensa e maior divulgação de material escrito.

Primeiras cartilhas tinham características de frases de cunho religioso, mas incluindo frases curtas, listas de silabas simples acompanhadas de gravuras. Ensino dividido em 5 lições; tabua de alfabeto; tabua de silabas; silabário; aprender a soletrar; e o desenvolvimento da leitura.

As cartilhas davam ênfase à leitura, ensinavam o abecedário, leitura através de decifração e identificação de palavras.

Como ocorre o processo de alfabetização em tempos atuais

As práticas utilizadas são, muitas

vezes, baseadas na junção de silabas simples, memorização de sons, decifração e

copia.

PRÉ-SILABICO Quando entra na escola, por volta dos 5 anos, ela passa a interagir com materiais escritos nesta fase a escrita representa letras, desenhos, numerais... Na maioria dos casos usa as letras do próprio nome. Para ela o importante é representar o pensamento. É comum usar de realismo nominal, ou seja, formiga é pequena>usa menos letras; Elefante é grande>usa mais letras. Mas não concebe os monossílabos, porque acredita que com menos de 3 letras não é possível haver escrita.

SILÁBICO SEM VALOR SONORO: Compreende a existência de fonemas, passa a usar uma letra para cada sílaba, as letras que coloca não tem critérios.

SILÁBICO COM VALOR SONORO: Usa uma ou mais letras para representar sílabas e é possível haver correspondência com a palavra desejada.

ALFABETICO: Fase que podemos dizer que a criança compreendeu o sistema de escrita. No entanto, comete "erros". Na verdade, esses erros fazem parte do processo, visto como construtivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com